O “estilo do momento” é pautado por experts em moda e beleza nas passarelas do mundo, mas também pelo momento político, social e até ambiental que vivemos
A popularidade de uma tendência depende de alguns fatores, principalmente quando falamos sobre tendência em beleza. Podemos até pensar que uma “moda” surgiu de um dia para o outro nos perfis de grandes celebridades, mas a verdade é que as tendências vão se criando aos poucos com ajuda de experts, mas também de fatores como o momento social, a política, economia e até mesmo questões climáticas.
A WGSN, ao lado de TRESemmé, realizou um profundo estudo sobre o brilho capilar nos últimos 5 anos e encontrou muitos eventos canônicos que moldaram as tendências passadas, mostrando que beleza vai muito além de estética, sendo um termômetro social em várias situações.
Em 2018, por exemplo, o estudo relembrou as manifestações do #metoo, uma época de grande empoderamento feminino que se alinhou a um aumento no número de transições capilares, quando as mulheres passaram por um processo de aceitação e libertação de cabelos “socialmente aceitos” e com tratamento químicos, assumindo suas texturas naturais.
Já em 2019, uma das grandes pautas do ano foram as questões climáticas e a atuação do mercado da beleza nesse contexto. Ingredientes naturais e clean beauty ganharam a vez e a tendência Glossy Beauty oferecia um cabelo natural aliado a uma maquiagem simples, variando o aspecto natural para a “pele de vidro” e wet effect.
Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil e o lockdown era mais que necessário, surgia o desejo de parecer saudável. Nesse sentido, o cuidado com a beleza tornou-se uma forma de aliviar a ansiedade ligada às incertezas do momento. Em 2020 houve um pico nas buscas por cronograma capilar e óleos de umectação, e a tendência foi o wet hair, que trazia uma aparência mais úmida, sendo adotado como uma opção fácil de deixar o cabelo arrumado, além de evocar uma sensação de frescor tão necessária durante a pandemia.
Quando as coisas começaram a voltar ao normal em 2021, a tendência da vez foi o minimalismo na beleza. Além de aproveitar mais os momentos de lazer e cuidado, optamos por menos produtos de skin e haircare, porém com os mesmos resultados, e o safety hair trouxe um cabelo que demanda pouca manutenção e é naturalmente “bagunçado”, com cortes e coloração simples.
Em momento de grandes crises mundiais, o ano de 2022 foi marcado pelo retorno dos eventos e o desejo do hedonismo. A atenção à saúde do cabelo se estendeu ao couro cabeludo e a estética Y2K alcançou seu ápice, trazendo de volta a estética anos 2000, incluindo o cabelo liso derretido e com brilho supremo. Apesar da simplificação dos processos continuar em alta, a busca por produtos de todas as etapas de cuidado capilar (do shampoo ao sérum) que sejam capazes de entregar agilidade e brilho perfeito aumentou.
O brilho impecável de 2022 continua mais forte do que nunca em 2023 na estética glossy hair, onde o cabelo está tão hidratado e com os fios tão selados que a luz chega a refletir nas mechas. Graças aos avanços tecnológicos aliados à indústria da beleza, inovações como a tecnologia lamelar já podem ser usadas em casa para atingir esse tipo de finalização. Uma das primeiras a trazer esse avanço para o Brasil foi TRESemmé com a linha Brilho Lamelar, que conta com shampoo, condicionador, máscara de tratamento, sérum de tratamento e óleo finalizador.
|
Saiba mais sobre as tendências de brilho capilar segundo a WGSN e TRESemmé acessando aqui.
Sobre TRESemmé
TRESemmé® desembarcou no país em 2011 para atender às principais necessidades das brasileiras em relação aos cuidados com os cabelos. A proposta da marca é levar soluções completas e as mais recentes tendências tecnológicas para que as consumidoras tenham qualidade profissional todos os dias, em suas mãos. Para mais informações, acesse o site.