Na Praia: conheça os responsáveis pela cenografia do festival

Oceano Arquitetura investe em cenários responsáveis e comprometidos com o meio ambiente, além de inovadores e afetivos com o público

 

Dragões, lanternas chinesas e muita areia de praia no meio do cerrado brasileiro. Parece a descrição de um sonho mirabolante, mas é com essa mistura pra lá de ousada que o Festival Na Praia, conhecido como um dos principais eventos culturais do país, retorna com o tema China. Além de ser um espetáculo artístico e visual, o evento traz muita inovação e tecnologia no que diz respeito à sustentabilidade, contando com a assinatura e expertise da empresa de arquitetura e cenografia Oceano.

 

Desde 2022, a Oceano assumiu o compromisso de tornar o evento “verde”, desempenhando um papel crucial na criação e compatibilização dos projetos arquitetônicos do complexo Na Praia. Especialista em cenografia, a empresa é responsável por transformar o festival em uma experiência visualmente deslumbrante e ecologicamente consciente. Em 2024, a Oceano assume novamente a autoria da cenografia, trazendo uma proposta inovadora para a vila A&B, denominada Chinatown, e um palco central que se destaca por sua grandiosidade e uso de tecnologia avançada.

 

O trabalho conjunto da Oceano com equipe da R2 Produções, integra uma estratégia robusta de sustentabilidade alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde 2017, o Na Praia tem sido pioneiro em práticas ambientais, sendo reconhecido como o primeiro festival Lixo Zero da América Latina e, posteriormente, como o maior festival Lixo Zero do mundo.

 

“Nosso objetivo é criar cenografias que não apenas encantem visualmente, mas que também sejam sustentáveis. Cada material escolhido e cada estrutura construída refletem nosso compromisso com o meio ambiente, a responsabilidade social, além do nosso compromisso com o belo e com a experiência final de quem curte o evento”, justificou Mariana Mares Guia, sócia da Oceano.

 

Dentre as soluções que se destacam este ano está a economia de água, com a implementação de mictórios secos, torneiras com temporizadores e arejadores, além de uma seleção de espécies de plantas que demandam menos água.

 

Para a produção e implantação da vila A&B, a Chinatown, Mariana comentou que a experiência imersiva do lugar é baseada em pequenos comércios tradicionais chineses. “Identificamos materiais como madeira, pintura em cores intensas, muitos luminosos, neon, lanternas típicas chinesas e colocamos tudo isso na construção do ambiente”.

 

Um verdadeiro monumento no coração da capital federal

O palco do festival chega a 30m de altura com uma boca de cena de aproximadamente 20m, o ambiente se destaca por sua magnitude e beleza garantindo ao festival uma estrutura equivalente aos grandes festivais internacionais. ” A premissa cenográfica é trazer a China contemporânea, com uso de muita iluminação, led e efeitos visuais com um projeto que se baseia no skyline de Xangai. Buscamos inovar ano a ano, fazendo uma pesquisa de efeitos de luz e novas tecnologias que podem ser empregadas ao palco e que engrandecem o conceito cenográfico e tornam a experiência ainda mais memorável”, evidenciou Mariana.

 

Com uma mistura de lazer, esporte, natureza, cultura, gastronomia e brincadeiras, o Festival Na Praia inclui ambientalização para as crianças aos finais de semana, em uma área que possui um jardim chinês com um lago para mergulho e um espaço de piquenique com oficinas recreativas, como caça ao tesouro e teatro.

 

Além do espaço para diversão, o festival promove atividades esportivas aos sábados e domingos para incentivar saúde e bem-estar aos visitantes. Por meio do ingresso day use, os esportes e atividades físicas acontecem nas areias e nas quadras do Na Praia até as 17h30, em um mesmo ambiente onde foi instalado uma praia artificial à beira do lago Paranoá.

 

A vila gastronômica do complexo se destaca por um cardápio de dezoito restaurantes diferentes, que vai de frutos do mar até hamburguerias e pratos prontos. Com o acesso direto à areia, a ideia é proporcionar uma experiência de estar realmente na praia.

 

Sobre a Oceano

A Oceano Arquitetura se destaca no mercado de experiências cenográficas, abrangendo projetos tanto de pequeno quanto de grande porte. Especializada em cenografia para eventos online e off-line, arquitetura comercial, ativações de marca e design de parques temáticos, a empresa prioriza a viabilidade técnica e financeira de seus empreendimentos.

 

A Oceano já esteve à frente de outros importantes projetos cenográficos em várias cidades brasileiras, como o CoMA em Brasília, o Bali Park em Luziânia, e o Parque Aquático Multiparques em Balneário Camboriú. A empresa também já foi responsável pela ativação da Budweiser no Lollapalooza 2024 e no Corona Sunset 2023, ocorrido na Praia do Preá, Ceará.

 

Conheça os sócios

A  empresa é  composta por quatro sócios. Mariana Mares Guia é arquiteta formada pela UFMG e com um Master em Architecture and Sustainability na Bélgica, é especialista em projetos comerciais e institucionais.

 

Já Thalisson Alexandre Silva Mesquita traz sua expertise em Arquitetura e Urbanismo pela UniCeub e pós-graduação em Conforto Térmico e Ambiental pela UnB, destacando-se no setor imobiliário e em eventos como Na Praia e Carnaval do Parque. Gustavo de Sousa Vasconcelos Goes também está à frente da Oceano e combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com uma pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura, focando em projetos comerciais e expografia desde 2006.

 

Por fim, Victor Ricardo Holanda Freitas é formado em Desenho Industrial pela UnB e concentra-se em arquitetura comercial e direção criativa para cenografia de eventos e ativações de marca desde 2017.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.