Melhores destinos para aproveitar as comidas típicas do Brasil

Segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo, divulgada no início de 2024, 97% dos entrevistados tinham como planos viajar dentro do país. Entre resorts no Brasil, pousadas em regiões mais remotas ou destinos badalados, o país reserva experiências únicas para todo tipo de viajante, do mais aventureiro ao mais tranquilo.

A mesma pesquisa divulgada em 2024 indicou que apenas 5% dos entrevistados tinham como objetivo fazer turismo cultural. Embora esse número seja baixo, o contato com a cultura de cada lugar também acontece de forma despercebida, principalmente na questão da comida. No quesito de variedade de comidas típicas, o Brasil dá um verdadeiro show.

Em época de festas juninas, quando a intenção é sair de casa para apreciar comidas tradicionais, separamos destinos onde é possível se aprofundar na cultura local comendo muito bem e saindo do habitual. Vale mencionar que a comida brasileira é considerada uma das mais ricas do mundo, inspirando chefs renomados.

Belém do Pará

Embora o nome seja mais popular do que a frequência de turismo, Belém é um dos destinos no Norte do Brasil mais ricos para quem busca conhecer novos sabores. A mistura de culturas portuguesas, africanas e indígenas, alteradas com o tempo, resulta em ícones gastronômicos como o açaí com peixe, o caldo de tucupi e a cachaça de jambu.

Salvador

Descendo um pouco até a capital baiana, Salvador é referência no assunto gastronomia cultural. Quem visita a cidade não pode deixar de aproveitar o clássico acarajé, com seu sabor marcante inconfundível. Outro prato que vale a pena é o caruru, mistura de quiabo e camarão seco, tornando-se um ensopado tipicamente nordestino.

Ouro Preto

Toda a região de Minas Gerais é reconhecida pela sua produção de doce de leite e queijos, e com razão. Porém, destinos como Ouro Preto, famosos pela programação cultural, reservam surpresas como o típico feijão tropeiro ou o frango com quiabo. Antes de sair para conhecer a cidade no início do dia, garanta a experiência de comer um pão de queijo preparado por mãos mineiras.

Florianópolis

O Sul do Brasil é bastante associado a comidas como churrasco, mas regiões litorâneas, como Florianópolis, também exercem papel de peso na gastronomia local. Por lá, camarões e ostras frescos podem ser consumidos de maneira bem simples, com limão e sal, ou ainda em caldos que se combinam com ingredientes regionais.

Recife

Uma das joias do Nordeste, Recife é uma cidade que atrai muitos turistas por sua cultura rica e agitada. Entre as opções típicas de comida para provar estão a carne de sol, uma carne preparada com bastante sal e seca no sol por dias, que pode ser consumida fria, quente, em porções individuais ou em conjunto com pratos. O bolo de rolo é a dica para a sobremesa, sendo um dos símbolos da capital.

Rio de Janeiro

Exuberante pela beleza natural, o Rio de Janeiro carrega muita história, inclusive na gastronomia. Não tem como visitar a cidade maravilhosa e não experimentar uma feijoada original, com feijão preto fresco, carne de porco, couve refogada e farofa. Para acompanhar, uma cerveja mais leve ou o mate gelado, pouco conhecido por turistas, mas uma bebida típica da região.

Piauí

Destino pouco visitado, mas que pode surpreender até mesmo o viajante mais experiente, o Piauí é um dos estados mais curiosos do Brasil. Com pontos turísticos que escondem piscinas naturais, praias e parques de preservação ambiental, a culinária merece destaque. O cuscuz com torresmo é um caso à parte, e doces como o de buriti, fruto típico da região, conquistam pela simplicidade e sabor.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.