José Beniste, devidamente reverenciado na 18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro, neste fim de semana.

A 18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro homenageará figuras icônicas do cenário nacional.

Os tambores vão rufar, literalmente, no dia 10 de agosto, na Quadra da Portela, para receber o grupo Filhos de Gandhy, vindo de Salvador, além do grupo Afro Orunmilá e do professor José Beniste. Cada um deles têm extrema relevância para a cultura brasileira, construído e propagado durante a vida, o legado já entregue por eles, transborda de ensinamentos, emoções e valores.

Chama atenção a grande contribuição do griot José Beniste, devidamente reverenciado na 18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro, neste fim de semana.

José Beniste é um ogã, historiador e pesquisador brasileiro, conhecido por suas contribuições à cultura afro-brasileira, especialmente ao candomblé. Filho de pais libaneses e criado na religião judaica, Beniste teve seu primeiro contato com a religião espírita no Templo Espírita Tupyara, no Rio de Janeiro, após uma cirurgia espiritual de sua esposa, Dona Carol. Essa experiência despertou seu interesse pela doutrina espírita e pelas religiões afro-brasileiras.

Beniste estreou um programa inovador na Rádio Rio de Janeiro, na década de 1970, que divulgava as religiões afro-brasileiras, aproximando-o do mundo do candomblé. Foi também responsável por um dos maiores festivais de cantigas de umbanda da época, e fundou, em 1982, o curso de língua iorubá Brasil-Nigéria.

Confirmado como ogã pela ialorixá Cantu de Airá Tola em 1984, Beniste trocou a Tijuca pelo Recreio dos Bandeirantes nos anos 90 e escreveu diversos livros sobre a cultura yorubá, incluindo “Òrun Àiyé, o encontro de dois mundos”, “Jogo de Búzios”, “Águas de Oxalá”, “Mitos Yorubás” e “Dicionário Yorubá”. José Beniste, participou em 1998 da fundação do ICAPRA- Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro, onde é presidente até os dias atuais.

Tudo isso e um pouco mais fazem de Beniste um merecedor de todas as honras. A 18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro, destaca a relevância cultural e espiritual dessas figuras e grupos, celebrando a rica herança afro-brasileira, como pontua Marcelo Fritz, criador do projeto.

Obrigado ao mestre José Beniste
Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o!

18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro
Dia 10 de agosto / sábado
Das 13h às 19h30
Na Quadra da Portela
R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz/Madureira – RJ
Capacidade: 3000 pessoas
Os ingressos para Camarote Premium / Camarote Ouro / Mesas / Pista
Podem ser adquiridos: https://www.sympla.com.br/evento/18-premio-atabaque-de-ouro/2572711?referrer=l.instagram.com
A partir de R$ 20,00
Via PIX – Chave: icapra.geral2@gmail.com – (MARCELO RAMOS FRITZ) – Enviar comprovante e nome completo do usuário do ingresso pelo whatsApp: https://wa.me/5521970329289
Maiores informações contato com o zap: 21 970329289
Instagram do ICAPRA: @Icapra_instituto

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.