Festival Paredão Ocupa o Museu desembarca pela primeira vez no CCBB Brasília

O evento é gratuito e reúne shows, debates e cinema, de 26 a 28 de setembro.

Pela primeira vez, Brasília vai receber o Festival Paredão Ocupa o Museu, uma celebração da cultura dos paredões sonoros e sua importância na cena musical brasileira. O evento será realizado de 26 a 28 de setembro, com entrada gratuita, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). A retirada de ingressos será feita, na semana do evento, no site bb.com.br/cultura e na bilheteria.

 

Após duas edições de sucesso no Rio de Janeiro, o festival chega à capital federal, reunindo grandes estruturas sonoras e expressões musicais das periferias e dos interiores do país. Nesta edição de Brasília, o público poderá vivenciar a força de um paredão de funk, de uma aparelhagem paraense — que participa pela primeira vez de um evento na cidade — e de uma tradicional radiola de reggae do Maranhão.

 

Mais do que uma festa, o Paredão Ocupa o Museu propõe uma verdadeira imersão cultural. “O festival se destaca por ser um encontro único de estruturas sonoras, onde os verdadeiros protagonistas são os sistemas de som que movimentam as culturas periféricas e regionais do Brasil. O evento transforma o espaço em uma grande exposição ao ar livre dessas imponentes estruturas”, explica Bárbara Vida, coorganizadora do projeto.

Além da presença marcante dos paredões, o evento contará com debates, exibições audiovisuais e feira gastronômica, valorizando as múltiplas linguagens que compõem o universo dos paredões sonoros. A proposta é ampliar o olhar sobre essas manifestações, suas influências e sua potência cultural.

 

Sobre o Paredão

O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. Recriaremos uma experiência imersiva em área externa do CCBB, levando o universo cultural desses paredões. Serão três noites gratuitas no CCBB de Brasília. Cada dia será destinado a um estilo musical: Aparelhagem do Pará, Radiola de Reggae do Maranhão, Paredão de funk e Paredão de som automotivo.  Além dos shows, terá também a participação de DJs convidados, que se encarregarão das projeções de vídeo ao vivo e feira gastronômica.

 

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.  Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

 

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no CCBB, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

 

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional.

 

O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

 

Horários da van | De quinta a domingo:

Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30

 

Serviço:

Festival Paredões

Data: 26, 27 e 28 de setembro

Local: CCBB Brasília

Entrada: gratuita

Classificação: Debates e filmes terão classificação livre | Show na sexta e sábado terão classificação: 18 anos | Show de domingo terá classificação livre

Instagram: @ccbbbrasilia e @festivalparedao

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.