Concerto reúne 100 pessoas de diferentes gerações, origens e corpos para celebrar a força da inclusão e diversidade

Espetáculo utiliza a música como agente de transformação social e o palco como espaço de encontro e convivências para contar a história da cidade de São Paulo

São Paulo, novembro de 2025 — No próximo dia 27 de novembro, a partir das 19h30, o Teatro Sérgio Cardoso será palco de um dos espetáculos mais inspiradores do calendário cultural paulistano: o Concerto do Bem – Cores e Performance, iniciativa do Instituto Olga Kos (IOK) que une música, diversidade e inclusão em uma apresentação gratuita e aberta ao público.

Reunindo 100 participantes com e sem deficiência, de diferentes idades e origens, o Concerto do Bem é resultado de meses de ensaios e convivência artística. A proposta é mostrar que a arte pode ser um espaço de transformação, em que cada corpo, voz e história encontra lugar para se expressar e dialogar.

“Nosso objetivo é mostrar que a música pode e deve ser um canal de transformação social. Ao abrir espaço para pessoas com deficiência e comunidades em situação de vulnerabilidade, reafirmamos o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva e plural”, afirma Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.

O espetáculo integra, a partir de 2026, o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, por meio da Lei 18.217, sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes. A inclusão da iniciativa no calendário reforça a importância do projeto como símbolo da diversidade e da valorização das diferenças, em sintonia com as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

 

Um espetáculo, muitas histórias

Sob a direção geral de Wanderley Pira, o Concerto do Bem combina orquestra, coral, capoeira e dança em uma narrativa que representa a pluralidade da capital paulista. O repertório mescla diferentes estilos e referências culturais, de Adoniran Barbosa à música judaica, celebrando as diversas influências que compõem a identidade da cidade.

“Meu papel é conectar as potências de cada grupo: orquestra, coral, dança, e fazer com que todos se sintam parte da construção. A inclusão, neste projeto, é vivida na prática. Todos estão juntos contando a história da cidade de São Paulo e das pessoas que a constroem”, destaca Wanderlei.

Além da beleza estética, o espetáculo tem como pilar a acessibilidade, garantindo que tanto o público quanto os artistas tenham plena participação. “A arte cria pontes, amplia o olhar e transforma comportamentos. Ela tem o poder de fazer com que diferentes corpos e histórias convivam e se respeitem”, afirma Gabriel Souza Domingues (Dom Gabriel), coordenador de dança.

Histórias como a de Tiago, participante há quase dez anos dos projetos do Instituto, e de Isabel, jovem que ganhou autonomia e autoestima por meio da arte, simbolizam o impacto do projeto. “Quando ela dança, é como se dissesse: ‘Duvidaram de mim? Agora vejam do que sou capaz’”, conta, emocionada, Aparecida de Lourdes, mãe da jovem Isabel.

Portanto, mais do que um simples espetáculo, a noite do dia 27 de novembro promete apresentar aos paulistanos, mesmo que por um período curto, uma realidade em que empatia, convivência e diversidade sejam como instrumentos que, juntos e de maneira completamente harmônica, fazem um espetáculo afinado e festivo. “Queremos que cada pessoa na plateia sinta leveza, esperança e perceba na arte um caminho possível para uma convivência mais humana e inclusiva”, conclui Wolf Kos.

 

Concerto do Bem – Cores e Performance
Data: 27 de novembro de 2025
Horário: a partir das 19h30

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Entrada gratuita

 

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos (IOK) é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Oscip pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos voltados a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, diversidade e acesso à cultura.

 

Sobre o Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento e do convívio social. Neste sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos na área de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas, destacam-se os musicais “Bibi -Uma Vida em Musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70´Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderela”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da exposição “Mickey 90 Anos”.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.