Circuito Sesc Jazz & Blues 2025: festival reúne line-up imperdível, com José James, Amaro Freitas, Coco Montoya, Banda Black Rio, Rodrigo Suricato, Mike Stern, Josiel Konrad entre outros grandes nomes do Jazz & Blues

– Festival itinerante vai passar pelas cidades de Paraty, Casimiro de Abreu, Búzios, Miguel Pereira, Barra do Piraí (Ipiabas) e Rio das Ostras de 11 de abril a 22 de junho

– Rio das Ostras Jazz & Blues, maior evento do gênero na América Latina, será o grande destaque da programação do circuito 

O Circuito Sesc Jazz & Blues retorna em 2025 com uma programação imperdível, reunindo alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional em apresentações que percorrerão diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. No line-up deste ano, artistas como Amaro Freitas, Rodrigo Suricato, Josiel Konrad, Coco Montoya, Banda Black Rio, Mike Stern, José James, Mitch Woods e Alfredo Rodríguez prometem performances marcantes para o público. O evento é apresentado pelo Sesc, tem apoio cultural dos sindicatos do comércio varejista local, apoio das prefeituras e produção da Azul Produções. O festival reafirma sua importância no cenário cultural brasileiro ao celebrar a diversidade do jazz e do blues, com artistas que mesclam tradição e inovação, proporcionando uma experiência musical única.

Entre os destaques desta edição está o guitarrista americano Mike Stern, que retorna ao Brasil acompanhado de sua banda, composta por Dennis Chambers (bateria), Leni Stern (guitarra), Bob Franceschini (saxofone) e o brasileiro Rubem Farias (baixo). Nomeado nove vezes ao Grammy e considerado um dos mais influentes guitarristas do jazz contemporâneo, Stern promete performances eletrizantes que revisitam clássicos e apresentam novas sonoridades do gênero.

O festival também recebe José James, cantor e compositor norte-americano aclamado por sua fusão entre jazz, soul e hip-hop. Com um timbre de barítono inconfundível e apresentações que misturam improvisação e atitude de rapper, James é considerado pela Jazz Times como “o salvador do jazz”.

O Brasil estará muito bem representado no circuito com grandes talentos. O pianista pernambucano Amaro Freitas, reconhecido por mesclar jazz contemporâneo com ritmos nordestinos e indicado ao Grammy Latino em 2024 pela canção “Esperança”, parceria com Criolo e Dino d’Santiago, promete encantar o público. Com mais de 50 anos de carreira, Rosa Marya Colin apresenta seu trabalho exclusivamente dedicado ao Blues, em shows que contarão com a participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves, trazendo ao público um repertório que passeia por clássicos do Blues, Jazz, R&B e Spirituals, incluindo sucessos como California Dreamin’Precious LordSummertime e St. Louis Blues.

A diversidade de influências segue com Alfredo Rodriguez, pianista cubano de projeção internacional apadrinhado por Quincy Jones, e Mitch Woods and His Rocket 88’s, que trazem a energia do boogie-woogie e do jump blues diretamente dos Estados Unidos.

O veterano Coco Montoya, um dos mais renomados guitarristas e cantores de blues americanos, será um dos destaques da programação. Conhecido por sua pegada intensa e estilo influenciado por mestres como Albert Collins e B.B. King, Montoya construiu uma sólida carreira no blues. Antes de seguir carreira solo, tocou por anos na banda de John Mayall & The Bluesbreakers, consolidando sua reputação no cenário. Sua abordagem única na guitarra, tocando de maneira canhota sem inverter as cordas, contribui para seu som característico e marcante. Com diversos álbuns aclamados, Montoya segue se destacando por sua habilidade técnica e emoção em cada performance, sendo uma referência no blues contemporâneo.

O trombonista e cantor Josiel Konrad traz uma fusão envolvente de jazz e funk carioca. Já Rodrigo Suricato, cantor, compositor e guitarrista, conhecido por seu trabalho solo e por liderar a banda Barão Vermelho, apresentará o show “Rodrigo Suricato Blues Rock Experience”, no qual interpreta clássicos do blues e do rock com sua assinatura única. A banda JAMZ, finalista do programa SuperStar, também integra a programação, destacando sua mistura de jazz, soul e pop.

Paraty abre a programação do Circuito Sesc Jazz & Blues

Neste ano coube a cidade de Paraty abrir a programação do Circuito Sesc Jazz & Blues, com três dias repletos de shows e performances incríveis, a partir do dia 11 de abril. Na sequência, o Circuito percorrerá as cidades de Casimiro de Abreu (de 18 a 21 de abril), Búzios (de 1 a 4 de maio), Miguel Pereira (de 16 a 18 de maio), Ipiabas (30 e 31 de maio e 1º de junho) e Rio das Ostras (de 19 a 22 de junho). Cada cidade contará com palcos ao ar livre e espaços culturais locais, proporcionando experiências únicas para os espectadores. O encerramento acontecerá em Rio das Ostras, entre os dias 19 e 22 de junho, durante o feriadão de Corpus Christi, com o consagrado Rio das Ostras Jazz & Blues, maior festival do gênero na América Latina. O evento chega à sua 21ª edição como um dos principais festivais de música do país.

Rio das Ostras Jazz & Blues

Chegando à sua 21ª edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues segue como o maior festival do gênero na América Latina e será o grande encerramento do Circuito Sesc Jazz & Blues 2025, entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reunirá uma seleção de artistas consagrados, trazendo ao palco nomes internacionais como Alfredo Rodriguez (Cuba), José James (EUA), Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Prado Brothers Band e OZMA French Explosive Jazz (França). A cena brasileira também estará em destaque com apresentações de Amaro Freitas, Rodrigo Suricato Blues Experience, Rosa Marya Colin In Blues, Banda Black Rio, Josiel Konrad, Coco Montoya e Artur Menezes, consolidando o festival como um dos mais importantes encontros da música instrumental no país.

Entre os destaques nacionais, Artur Menezes se sobressai como um dos principais representantes do blues brasileiro no exterior. O guitarrista cearense construiu uma sólida carreira no Brasil antes de expandir sua atuação para o México, Europa e América do Sul. Em 2016, mudou-se para os Estados Unidos, onde se destacou ao vencer concursos como o Ernie Ball Play Crossroads e o International Blues Challenge 2018, sendo eleito melhor guitarrista pela Blues Foundation. Ele também se apresentou no Crossroads Festival, de Eric Clapton, em 2019, e se tornou professor de guitarra no Musicians Institute, em Hollywood. Em janeiro de 2024, foi o único brasileiro a figurar na lista da Guitar Player EUA dos “21 Melhores Novos Guitarristas de Blues”. Com um estilo psicodélico, pesado e groovado, enraizado na tradição musical nordestina, Artur imprime identidade própria à sua sonoridade, consolidando-se como um dos grandes nomes do blues contemporâneo.

Além dos shows, Rio das Ostras também vai receber atividades como a Zona de Negócios. No Ano Cultural França-Brasil, o espaço será um local de troca para representantes franceses, além da participação do governo do Canadá. A iniciativa visa fomentar intercâmbios culturais, financeiros e musicais. “Neste ano, inauguramos a Zona de Negócios no festival, reforçando sua profissionalização. A iniciativa reunirá empresas da ZEN de Rio das Ostras com representantes internacionais dentro do camping, ao lado da Casa do Jazz”, explica Stenio Mattos, produtor e responsável pela realização do evento. Os ingressos são gratuitos, democratizando o acesso à cultura e aproximando o público do jazz e do blues.

Projeto Mulheres Plurais estará presente no evento

O Circuito Sesc Jazz & Blues vai fazer também alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e equidade de gênero.

Banheiros químicos receberão adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando o celular para o adesivo, será possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique.

Cubos espalhados pelo evento e um vídeo a ser exibido no palco também vão abordar o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS POR CIDADE

PARATY – 11 a 13 de abril

Dudu Lima & Victor Biglione, Josiel Konrad, Wil Bordieri Organ Trio, Flávio Guimarães Blues Band, Big Joe Manfra e Pedro Quental, Rodrigo Suricato Blues Rock Experience e Lorenzo Thompson & Bruno Marques Band (EUA), Tamara Peterson e Prado Brothers Band (EUA), Moreira Jr. Trio; e JAMZ, Teo Lobos Jazz Trio; Plinio Blues; além de DJ Breno e bandas locais.

CASIMIRO DE ABREU – 18 a 21 de abril

Rosa Marya Colin, Flávio Guimarães Blues Band, Lorenzo Thompson (EUA), Josiel Konrad, JJ Thames & Prado Brothers Band (EUA), Mamooth Band, Tamara Peterson (EUA), Maurício Sahady & The Lucky Dice, Dudu Lima & Victor Biglione e Brugger, além de bandas locais e do DJ Breno.

 BÚZIOS – 01 a 04 de maio

Bandas locais; Flávio Guimarães Blues Band; Fernando Magalhães Tributo a Rolling Stones; Mamooth Band; Josiel Konrad + Rosa Marya Colin In Blues + Lorenzo Thompson (USA); Dudu Lima & Victor Biglione + Rodrigo Suricato Blues Experience + Tamara Tramell Peterson (USA); Black Rio (21:00h) + JJ Thames & Prado Brothers Band e Orquestra Voadora.

MIGUEL PEREIRA – 16 a 18 de maio

DJs; bandas locais; Dudu Lima & Victor Biglione + JAMZ; Rosa Marya Colin In Blues + Tony Gordon + JJ Thames & Prado Brothers Band; Blues Etílicos; Mamooth Band; e Big Joe Manfra.

BARRA DO PIRAÍ (IPIABAS) – 30, 31 de maio e 01 de junho

Laretha (USA); Rosa Marya Colin; Dudu Lima & Victor Biglione e Leandro (bateria); Black Rio; e Blues Beatles (SP).

RIO DAS OSTRAS – 19 a 22 de junho

Alfredo Rodríguez (Cuba); José James (USA); Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (USA); Coco Montoya (USA); Mitch Woods (USA); JJ Thames & Prado Brothers Band; Prado Blues Band (USA); OZMA French Explosive Jazz (França); Amaro Freitas; Rodrigo Suricato Blues Experience; Rosa Marya Colin In Blues; Black Rio; Josiel Konrad; e Artur Menezes.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.