Vasart instala pontos de coleta em lojas próprias  para estimular a reciclagem de vasos

Em sua trajetória, a marca 100% brasileira já produziu mais de 10 milhões de vasos

e retirou mais de 2 mil toneladas de plástico do lix

 

Ainda em fase de testes, as caixas possibilitarão a coleta dos vasos em desuso que, futuramente, serão incorporados ao processo de fabricação de novos vasos ou enfeites decorativos / Divulgação Vasart

Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) está chegando! E para celebrar a sua importância é essencial inspirar-se em bons exemplos. A Vasart, marca fabricante de vasos contemporâneos, já reconhecida por seu trabalho sustentável, inova mais uma vez. A empresa acaba de instalar caixas coletoras de vasos em final de ciclo de uso em sua loja própria, localizada no Mercadão das Flores, em São Paulo, e futuramente irá disponibilizar em sua segunda loja própria, localizada na cidade de Holambra, que fica no interior de SP.

Fábrica da Vasart / Divulgação

Como vai funcionar?

Tem um vaso quebrado e não sabe onde descartá-lo? A Vasart abre a sua loja para a realização de um descarte consciente. Então, o cliente pode aproveitar a sua visita à loja e depositar a peça em uma urna de reciclagem. Depois de recolhidos, esses vasos serão desmanchados e, se tornarão novamente matéria-prima. Após o processo, esse material será reutilizado na fabricação de novos vasos ou peças decorativas de polietileno.

Compostos que são resultado do desmanche dos antigos vasos e que serão utilizados para a fabricação das novas peças / Divulgação Vasart

Futuro Verde

Vasart oferece mais de 40 coleções de vasos com design contemporâneo e foco total na sustentabilidade. As peças são produzidas com uma avançada tecnologia de rotomoldagem. Todos os produtos são feitos com material 50% reciclado (a expectativa é que até 2025 esse número chegue a 100% também), com base nos princípios da Economia Circular.

Vaso da coleção SP 27, da Vasart, com medida de 40cm x 55cm / Divulgação Vasart

No total, das 8,4 mil toneladas de matéria prima (polietileno) que a Vasart utilizou até hoje, mais de 2 mil toneladas foram retiradas do lixo, que resultou na fabricação de vasos reciclados e sustentáveis. Além de toda a contribuição ao meio ambiente, o resultado disso também consiste em vasos mais leves, resistentes e duráveis, que contam, ainda, com 5 anos de garantia.

Com base em toda a minha experiência profissional, eu tinha um enorme desejo em trazer novidades para o mercado brasileiro, além de colaborar na mudança positiva de comportamento nos âmbitos social e ambiental. Hoje, depois de quase duas décadas, é muito gratificante ver a contribuição de nosso trabalho ao meio ambiente, assim como a conscientização das pessoas sobre o tema.“, conta Eduardo Savazoni, CEO da Vasart.

Silvana Novaes e Eduardo Savazoni, diretores e fundadores da Vasart / Divulgação 

Outras ações

Um exemplo bem-sucedido do trabalho da Vasart é a coleção Seixos, com a assinatura da apresentadora Carol Costa, “A louca das plantas”, do Canal GNT. Todas as peças são produzidas com 100% de Polietileno Verde (derivado da Cana de açúcar), um material totalmente reciclável e que contribui na redução das emissões de gases do efeito estufa. Esse lançamento traz o uso da marca I’m Green, que identifica as resinas da Braskem feitas a partir de fontes renováveis. Empresas que usam o I’m Green assumem o compromisso de promover um melhor aproveitamento de resíduos naturais e pós-consumo.

Vasos da coleção especial Seixos, que foram desenvolvidos pela Vasart junto com a Carol Costa, a “A Louca das Plantas” do GNT. São vasos inspirados nas pedras roladas de rios e feitos de um plástico derivado da cana de açúcar | Fotos: Divulgação Vasart

Vasos Biodegradáveis

No início de 2022, para dar continuidade ao seu portfólio sustentável, a Vasart, empresa de vasos contemporâneos fechou uma parceria especial com a NagmoBio, para a venda de produtos biodegradáveis. Tanto o site (www.lojavasart.com.br), como as lojas físicas e revendedores autorizados, oferecem vasos e bandejas para mudas e sementeiras, todos produzidos com papel reciclado e fibra vegetal. Essa composição dos vasos torna o cultivo de plantas mais fácil e sem a geração de lixo. A tecnologia empregada permite que os vasos se decomponham em contato direto com o solo, entre 2 e 4 meses.

Vasos biodegradáveis | Créditos: Divulgação/NagmoBio

Sobre a Vasart

A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem-estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui