Uma Mulher grávida é resgatada em situação análoga à escravidão

A mulher, de 39 anos, trabalhava como doméstica no local e nunca recebeu nenhum salário pelos serviços

 

Uma mulher foi resgatada de uma relação de trabalho abusiva, onde se encontrava em situação análoga à escravidão. A vítima foi encontrada em Santa Teresinha (BA) na última sexta-feira (12).

No local, uma casa em uma zona rural da cidade, ficava um bar e um abrigo para idosos. A mulher, de 39 anos, trabalhava como doméstica no local e nunca recebeu nenhum salário pelos serviços.

Há 12 nessa situação, a vítima está grávida de gêmeos e tem gestação de risco. Com a formalização do resgate, ela terá direito a três parcelas do seguro-desemprego especial e contará com assistência jurídica para obter seus direitos trabalhistas.

O resgate fez parte de uma operação de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e a Polícia Civil.

Segundo a equipe que realizou o resgate, a mulher era a responsável por limpar a casa, cozinhar, arrumar os quartos, além de ter todos os cuidados sensíveis com os seis idosos que vivem no local, inclusive nas noites e madrugadas, se necessário.

Esse contexto estava tão internalizado pela vítima que ela resistiu a aceitar a ideia de que era explorada pela dona do local e de que poderia ser resgatada da situação de trabalho escravo. A situação vivida por ela incomodava toda a comunidade.

Com a retirada da vítima do local, a empregadora foi notificada pelos auditores-fiscais do trabalho para regularização da rescisão, pagamento das verbas rescisórias e registro do tempo de serviço em Carteira de Trabalho e Previdência Social. Nos próximos dias, serão lavrados autos de infração relacionados às condições de trabalho verificadas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.