Uma iniciativa para incluir todo mundo: histórias de alunos de Taguatinga do Programa Gratuito de Alfabetização e Letramento, últimos dias para inscrição

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, prorrogou o período de inscrições para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Até o dia 12 de agosto é possível se candidatar às vagas para o segundo semestre de 2024. O programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário  
Do sonho à alfabetização 
Matriculado, no módulo I, a família do Evaldo frequenta juntos as aulas do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. Partiu da Érika, aluna de pedagogia e voluntária do Programa, inscrever o próprio pai. Evaldo contou que estudou apenas até os 8 anos, que precisou ajudar a família mas que sentia muita falta de frequentar a escola. Pai de 5 filhos, sempre incentivou os estudos, tanto que também levou a Isabella, de 19 anos, para ter reforços e práticas nas aulas. Em sua fala, ele reforça a importância da socialização, do pensamento crítico e traz consigo muito entusiasmo pela leitura. Contou que pretende seguir nas aulas com sua família.
Já o Juraci Alves de Souza, 56 anos, operador de máquinas e também morador de Taguatinga no DF, se mostra animado pela nova fase da vida. Foi no fórum da cidade de Samambaia que ele ao se divorciar, precisou de ajuda e uma colaboradora do Fórum sugeriu que ele participasse do Programa de Alfabetização para Jovens e Adultos da Estácio Brasília, em Taguatinga, cidade próxima a sua. Ele diz empolgado em conhecer novas pessoas, frequentar um centro universitário e que, agora separado, quer fazer novas amizades e ter locais para passear com os amigos.
Analfabetismo no Brasil 
Segundo o IBGE, em 2022, havia no país 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, das quais 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Ou seja, a taxa de alfabetização foi 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi 7,0% deste contingente populacional. Apesar da queda de 9,6% para 7,0% em 12 anos, infelizmente, o analfabetismo ainda é um obstáculo para o combate às desigualdades e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.
Serviço: 
Inscrições e informações por meio do site ou na unidade: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
Estácio Distrito Federal (Brasília / Taguatinga) – Endereço: St. G Sul Csg 9 Q Cs 9, 151 – Taguatinga.
As inscrições prorrogadas para as novas turmas do 2º semestre de 2024 estão abertas até o dia 12 de agosto.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.