Última semana para visitar a exposição fotográfica Pareiada

Sediada no Espaço Cultural Renato Russo, exposição apresenta 30 fotografias que celebram as culturas populares e os artistas brincantes do DF

Até o dia 23 de agosto, segue aberta a última semana de visitação da exposição fotográfica PAREIADA – Memórias Brincantes das Culturas Populares do Distrito Federal. Produzida a partir do olhar sedento por encantamento do fotógrafo e comunicador brasiliense Davi Mello, a exposição apresenta um recorte imagético de artistas e mestres brincantes das diversas regiões do DF, com 30 fotografias registradas nos últimos seis anos. A visitação fica aberta sempre de terça a domingo, das 9h às 22h, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. A entrada é franca.

Com seus 62 anos de fundação, o DF acolhe uma infinidade de formas de expressão culturais perpetuadas por mestres(as) de tradição oral de distintas origens e por brincantes das novas gerações. São fluxos culturais onde folias e modos de vida do sertão goiano se intercruzaram às formas de expressão herdadas dos migrantes que ergueram a capital e ao sotaque próprio que os filhos e filhas nascidos no “quadradinho” vão aos poucos firmando. Do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro à As Fulô do Cerrado, PAREIADA celebra a nossa amalgada identidade, tão marcada pelos encontros.

Com base no conceito de Patrimônio Imaterial, a exposição busca contribuir com a salvaguarda da memória cultural do DF. É organizada em seis eixos temáticos, que trafegam por diferentes formas de expressão: Terra de São Saruê, com a arte de bonequeiros(as) que botam mamulengo; Coisa de Poeta Cantador(a), com cordelistas e poetas populares; Terreirada, com batuques, rodas e encantarias afro-brasileiras; A Brincadeira Já Vai Começar, com a arte da palhaçaria e do circo; Sala de Reboco, com forrós sanfonados e rabecados; e “Banda de Pife não Pode Acabar”, com grupos que ressoam ventoinhas inspiradas em Mestre Zé do Pife e outros pifeiros(as) do Brasil.

As 30 fotografias que compõem a exposição são costuradas por estrofes de cordel escritas por Davi Mello e pela também comunicadora e cordelista Keyane Dias. Cada foto é também acompanhada por molduras em formato de estandarte, produzidos pela cenógrafa Thais Sampaio. Os registros fotográficos foram realizados nos últimos seis anos, a partir da convivência, amizade e pesquisa imagética de Davi junto a grupos, artistas e mestres(as) brincantes. É também um desdobramento dos trabalhos realizados pelo fotógrafo na Pareia Comunicação e Cultura, agência de comunicação criada em 2014 com o objetivo de divulgar as culturas populares do DF.

“Essa exposição representa um entendimento e uma compreensão do que eu faço, dessa vida que se mistura com o trabalho de forma amorosa. É um resultado material, mas ao mesmo tempo subjetivo, que me faz ver a dimensão desses mais de 10 anos atuando com comunicação e cultura popular.  Começo a entender a importância disso para os mestres e mestras, para os brincantes e para as pessoas que, muitas vezes, descobrem a cultura popular através do nosso trabalho”, comenta Davi Mello.

Exposição virtual
Além da visitação presencial, a exposição PAREIADA está disponível no formato virtual, através do site www.pareiada.com.br. A ideia é potencializar ainda mais a divulgação e promoção das culturas populares do Distrito Federal, revelando a diversidade invisível a quem não conhece o DF além das asas do Plano Piloto. Na página, as fotografias e versos em cordel são também acompanhados por textos sobre a trajetória de cada um dos grupos e artistas brincantes registrados. São memórias que atravessam a própria história da construção de Brasília e da ocupação e surgimento das diversas regiões administrativas que compõem o DF.

O fotógrafo
Cerratense nascido em Brasília, Davi Mello é comunicador formado pela vida e pela UnB. É aprendiz, pesquisador e amante das culturas populares brasileiras, onde mantém laços de amizade e aprendizado com brincantes e mestres de tradição oral. Há mais de 10 anos atua como fotógrafo, realizador audiovisual e assessor de imprensa. Em 2014, cofundou a Pareia Comunicação e Cultura, firmando sua missão de comunicar com encantamento. Para além, brinca com pifes, batuques e principalmente com a poesia popular, publicando poesias em folhetos de cordel.

SERVIÇO
PAREIADA – Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF

Visitação: até 23 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 22h
Onde: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Entrada: franca
Exposição virtual: www.pareiada.com.br
Redes: @pareiacomunicacao – www.instagram.com/pareiacomunicacao

Assessoria de Imprensa:
Keyane Dias: 61 9.8575.8500 ou 9.9903.5395

FICHA TÉCNICA
Fotos autorais: Davi Mello
Coordenação geral e curadoria: Davi Mello
Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)
Assistente de produção: Getúlio Magalhães (Tomada Conexões Artísticas)
Cenografia e montagem: Thais Sampaio
Assessoria de Comunicação: Pareia Comunicação e Cultura
Redação editorial: Keyane Dias
Versos em cordel: Keyane Dias e Davi Mello
Designer gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Web designer: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga)
Show de abertura no lançamento da exposição: As Fulô do Cerrado
Técnico de som no lançamento: Lemar Rezende
Cobertura fotográfica no lançamento: Tatiana Reis
Interpretação em Libras no lançamento: Thalita Araújo e Lenilson da Costa (Maleta Cultural)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.