Todos contra o desperdício de alimentos

Imagem extraída do site 'compra sustentável'.

No Brasil são desperdiçados milhões de toneladas de alimentos todos os anos, segundo dados do IBGE. O país está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo e estima-se que 17% do que é produzido se perde entre a colheita e as prateleiras dos supermercados. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente existem cerca de 65 milhões de pessoas passando fome no país. Para colaborar com a mudança desse cenário, o GPA, grupo varejista detentor da rede Pão de Açúcar, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, destina, mensalmente, toneladas de frutas, legumes e verduras em condições de consumo para organizações sociais e bancos de alimentos.

Em 2022, as doações de alimentos realizadas pelas lojas do Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem, através do Instituto GPA, ultrapassaram 2 mil toneladas, o que representa, aproximadamente, uma movimentação de 180 toneladas de alimentos por mês, contribuindo também com a redução do desperdício nas operações. Só na região Centro-Oeste (DF, GO e MS), entre 2019 e maio de 2023, as lojas das redes doaram mais de 197 toneladas de alimentos e complementaram mais de 362 mil refeições.

Criado em 1995, o programa Parceria Contra o Desperdício está alinhado ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Ao longo do ano são doados produtos que não estão esteticamente atrativos para venda, mas são apropriados para o consumo. Reforçando o compromisso com o tema, em 2022, o GPA aderiu ao Movimento Todos à Mesa – primeira coalizão brasileira que reúne empresas e organizações que buscam contribuir para a redução dos impactos da fome e do desperdício de alimentos no Brasil

Para gerar conscientização sobre o combate ao desperdício de alimentos e a importância das doações, o Instituto GPA lançou, em junho, um vídeo para incentivar a participação de todos nessa causa. O material destaca o caminho do produto desde sua exposição para venda no supermercado, até a doação às instituições parcerias, enfatizando o impacto do programa na vida das pessoas beneficiadas.

Confira o vídeo no perfil do Instituto GPA no Instagram e no YouTube.

 

Sobre o Instituto GPA

Pilar social do GPA, o Instituto GPA é responsável por planejar e executar as iniciativas de impacto social do grupo, contribuindo com o propósito da companhia de ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.