Todos contra o desperdício de alimentos

Imagem extraída do site 'compra sustentável'.

No Brasil são desperdiçados milhões de toneladas de alimentos todos os anos, segundo dados do IBGE. O país está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo e estima-se que 17% do que é produzido se perde entre a colheita e as prateleiras dos supermercados. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente existem cerca de 65 milhões de pessoas passando fome no país. Para colaborar com a mudança desse cenário, o GPA, grupo varejista detentor da rede Pão de Açúcar, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, destina, mensalmente, toneladas de frutas, legumes e verduras em condições de consumo para organizações sociais e bancos de alimentos.

Em 2022, as doações de alimentos realizadas pelas lojas do Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem, através do Instituto GPA, ultrapassaram 2 mil toneladas, o que representa, aproximadamente, uma movimentação de 180 toneladas de alimentos por mês, contribuindo também com a redução do desperdício nas operações. Só na região Centro-Oeste (DF, GO e MS), entre 2019 e maio de 2023, as lojas das redes doaram mais de 197 toneladas de alimentos e complementaram mais de 362 mil refeições.

Criado em 1995, o programa Parceria Contra o Desperdício está alinhado ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Ao longo do ano são doados produtos que não estão esteticamente atrativos para venda, mas são apropriados para o consumo. Reforçando o compromisso com o tema, em 2022, o GPA aderiu ao Movimento Todos à Mesa – primeira coalizão brasileira que reúne empresas e organizações que buscam contribuir para a redução dos impactos da fome e do desperdício de alimentos no Brasil

Para gerar conscientização sobre o combate ao desperdício de alimentos e a importância das doações, o Instituto GPA lançou, em junho, um vídeo para incentivar a participação de todos nessa causa. O material destaca o caminho do produto desde sua exposição para venda no supermercado, até a doação às instituições parcerias, enfatizando o impacto do programa na vida das pessoas beneficiadas.

Confira o vídeo no perfil do Instituto GPA no Instagram e no YouTube.

 

Sobre o Instituto GPA

Pilar social do GPA, o Instituto GPA é responsável por planejar e executar as iniciativas de impacto social do grupo, contribuindo com o propósito da companhia de ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.