Storytelling: como usar o Mapa de Empatia para melhorar suas campanhas

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A utilização dessa estratégia permite conhecer a fundo seu público-alvo, permitindo criação de propagandas e atendimento personalizado mais eficaz

Crédito: iStock

 

Conquistar a atenção de seu público-alvo é uma das principais preocupações de qualquer empresa. O marketing, que se ocupa do estudo do mercado e da construção da relação entre empresas e seus clientes, costuma utilizar a estratégia da persona, em que é criado um cliente fictício com as principais características de um comprador ideal. No entanto, a estratégia da persona nem sempre é o suficiente, e, portanto, tem crescido a utilização dos Mapas de Empatia, um método mais completo de conhecer pensamentos, gostos, comportamentos e necessidades de um comprador em potencial. Confira quais são os principais pontos dessa estratégia e o porquê dela ser tão eficaz na obtenção de clientes.

 

O Mapa de Empatia é uma estratégia de marketing utilizada para conhecer melhor o público-alvo de um produto ou serviço. Como o nome sugere, através do emprego da empatia, é possível colocar-se no lugar do cliente em potencial e compreender a tendência de seus comportamentos e o que o motiva, suas necessidades e seus problemas. Por meio deste exercício de entendimento de seus interesses, as informações obtidas são colocadas em um esquema gráfico para facilitar a visualização e embasar o marketing.

 

Antes de iniciar a produção do diagrama, é importante realizar um estudo de seus clientes e do público-alvo que pretende atingir. As formas mais comuns de realizar esse levantamento são através de acompanhamento das redes sociais, realização de questionários, pesquisas de mercado, entre outras. Após a coleta de dados, é possível filtrá-los durante a elaboração do Mapa de Empatia, utilizando as informações mais pertinentes.

 

Na representação gráfica a ser criada, a figura do cliente é colocada em seu centro. É ele o protagonista dessa estratégia, sob a imagem da persona. Apesar disso, criar uma persona não é o suficiente, e sua personalidade deve ser aprofundada. Para isso, o gráfico é dividido em seções, onde são colocadas perguntas acerca de suas percepções sensoriais. Elas são quatro:

  • O que pensa e sente?

  • O que vê?

  • O que fala e faz?

  • O que ouve?

 

Após respondidas essas perguntas, na parte inferior do gráfico, são feitas mais duas divisões, contendo as seguintes perguntas:

  • Quais são suas dores?

  • Quais são suas necessidades?

 

Quanto mais detalhado for o Mapa de Empatia criado, maior a probabilidade de sua eficácia. Portanto, é importante criar novos questionamentos dentro dos itens já estabelecidos, para se aprofundar na perspectiva do cliente. Ao responder a essas perguntas acerca de sua personalidade e seus hábitos, será possível conhecê-lo melhor, para poder direcionar seus esforços e elaborar campanhas ou táticas para conquistá-lo.

 

A maneira mais produtiva de realizar esse diagrama é através da colaboração em equipe. Agrupando diferentes perspectivas e ideias, respondendo aos questionamentos da forma mais próxima da realidade possível, o projeto fica mais completo, e é mais provável de captar a personalidade da persona. Assim, a empresa está munida de informações relevantes a respeito das pessoas que se relacionam com ela.

 

O mapa ajuda a entrar na mente de quem consome seus produtos e serviços. Uma distribuidora de bebidas, por exemplo, ao estudar o mercado e os clientes que compram seus produtos, será capaz de diferenciar o público-alvo de cada uma das bebidas com que trabalha. Os perfis das pessoas que compram vinho em lata, cerveja em garrafa ou whisky costumam ser diferentes. Tendo em mãos um mapa atualizado para cada um de seus produtos, permite-se a criação de uma campanha publicitária e um atendimento personalizado mais eficaz para cada um deles, trazendo mais vendas e lucros para a companhia.

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