Sono remunerado: empresas criam caixa para funcionários dormirem durante o expediente

Ideia de companhias japonesas é dar aos trabalhadores um espaço onde eles possam descansar em meio a longas jornadas

Duas companhias do Japão criaram uma espécie de caixa onde funcionários de escritórios do país poderão descansar durante o expediente.

A empresa idealizadora do produto, a Itoki Corp, o batizou de Nap Box (caixa do sono, em tradução livre). Valores e data de lançamento ainda não foram revelados.

No interior da caixa há uma curvatura para apoio das nádegas e outra saliência na altura da cabeça, que também poderá ser apoiada durante o cochilo.

A criação desse produto é uma tentativa de introduzir nos ambientes de trabalho japoneses um espaço onde os funcionários possam descansar.

O país tem um histórico de empresas que mantêm funcionários trabalhando por longos e exaustivos períodos.

Trabalho em excesso

Segundo uma pesquisa da OCDE, em 2018 o Japão era o sexto país do mundo com as maiores jornadas de trabalho. Cerca de 9% dos trabalhadores trabalharam mais de 60 horas por semana no período.

Em 2020, o governo japonês declarou que cerca de 9.000 empresas do país violavam as leis de horas extras – houve casos de funcionários que chegaram a trabalhar mais de 80 horas em uma semana.

“Eu acho que muitos japoneses tendem a trabalhar de forma contínua e sem pausas. Esperamos que as companhias usem isso como uma abordagem mais flexível para descansar”, declarou Saeko Kawashima, diretor de comunicação da Itoki, sobre a “caixa do sono”.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui