Software busca facilitar rotina de trabalho híbrido para as empresas

Mobile Device Management ou MDM é instalado em celulares e notebooks corporativos para gerenciamento remoto dos aparelhos

 

Em tempos de trabalho híbrido, a tecnologia é uma das maiores aliadas das corporações. Além de uma internet de qualidade, de equipamentos necessários para que os funcionários possam exercer suas atividades a distância, um outro elemento vem se mostrando peça chave para o dia a dia das empresas. Trata-se do Mobile Device Management ou MDM. O software promete potencializar a eficiência, trazendo ganhos para a performance e produtividade dos colaboradores.

 

Usado para que as empresas possam controlar seus gadgets, como celulares e notebooks, o MDM, que em português significa “gerenciamento de dispositivos móveis”, é capaz de ajudar no controle de inventário, redução de custos, proteção contra furtos e roubos, além de evitar o uso inadequado, e ainda oferecer funcionalidades específicas, que variam de acordo com a demanda de cada segmento. Em bancos e escritórios de advocacia, por exemplo, o MDM oferece funções que são usadas para o controle de dados sigilosos, a partir do desenvolvimento de políticas de compartilhamento de dados, capazes de controlar ações e diminuir os riscos. Já as empresas do segmento de logística podem usar a funcionalidade de geolocalização, que permite o rastreamento de dispositivos e histórico de rotas.

 

Jonathan Rodbourne, CEO da VC-X Solutions, explica que “no trabalho a distância, o MDM é fundamental para gerenciar de forma remota e com maior eficiência vários dispositivos móveis ao mesmo tempo. Seja para instalar um novo aplicativo ou para bloquear funções, a área de TI não precisa ter todos os aparelhos em mãos, o que dispensa a necessidade de deslocamentos dos colaboradores ou custos com postagem”.

 

Entre as várias funcionalidades da ferramenta, uma delas se mostra como solução para uma realidade que pode estar levando algumas pessoas a níveis mais elevados de estresse, devido à carga horária excessiva. “No caso do trabalho à distância, é possível que alguns colaboradores não respeitem seus horários e nem mesmo o de outros membros da equipe. Neste sentido, o software permite bloquear chamadas e acessos fora do expediente”, contou Jonathan.

 

Para as empresas, outra função que pode auxiliar na gestão de seus equipamentos está diretamente relacionada à segurança. A partir do uso da geolocalização, por exemplo, é possível rastrear o aparelho, auxiliando na proteção contra roubos e furtos. O software também impede que a pessoa remova ou modifique o aplicativo. Além disso, ele é fundamental para a segurança de dados, uma vez que pode oferecer criptografia para alguns dispositivos.

Impulsionado pela chegada da pandemia, o atual formato de trabalho tem suas vantagens e desafios, mas tem a tecnologia a seu favor, para permitir que a relação entre equipes e gestores caminhe de uma forma mais produtiva, ágil e segura para ambas as partes.

Sobre a VC-X Solutions

A VC- Solutions é uma startup do Grupo Senior Sistemas, sediada em Florianópolis (SC). Nasceu com a proposta de descomplicar a telecom e a TI para as empresas. Por meio da inovação  tem ganhado clientes por todo o Brasil, oferecendo uma plataforma completa de gestão, automação e aquisição de telecom e TI.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui