Rota da Fruticultura inicia  nesta 5 feira 04 de agosto, o plantio de mudas de açaí no DF – implantação do mais novo polo frutícola do Brasil está avançando

A Rota da Fruticultura RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico) engloba o DF e 33 municípios de Goiás e Minas Gerais. A Rota encontra-se no segundo ano de ações, capitaneadas pela Codevasf e parceiros, e está executando seu objetivo de implantar na região o mais novo polo frutícola do Brasil, especializado em berries : as nossas frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa), incluindo também o foco no açaí e na jabuticaba, mas sem esquecer das demais culturas que já são exploradas, como goiaba, mamão e maracujá, e até mesmo as frutas do cerrado ( baru, cagaita, mangaba, pequi) que serão alvo de campanhas para extrativismo e incremento das economias locais.

Está previsto para 5 feira, dia 04 de agosto, às 9h na Chapadinha – DF, na DF 170, Setor Lago Oeste , a entrega e plantio das primeiras mudas de açaí, uma variedade especial para o clima do cerrado com a presença de técnicos e especialistas da Rota da Fruticultura RIDE-DF. É o marco inicial para ampla distribuição de mudas açaí e mirtilo. Na ocasião, será realizado a entrega o primeiro lote, com 850 mudas de açaí para dois pequenos agricultores locais, que fazem parte de um plano de ação de campo, com entrega de cerca de 1.200.000 de mudas, até maio de 2023, chegando no total de 3 milhões de mudas no decorrer do projeto, destinados  aos pequenos  agricultores familiares e até assentamentos da reforma agrária, espalhados no DF e entorno, formando o pretendido bolsão de produção de frutas de qualidade, com previsão até para exportação.

A expectativa é que 1.000 famílias da região gerem, cada uma, cerca de R$ 250 mil por ano com plantações de açaí, Quanto à produção de mirtilo, 100 famílias poderão gerar, cada uma, R$ 300 mil por ano.

A Rota está trazendo um novo conceito de plantar e comercializar, planejando uma central comercializadora para atender todos os produtores da região, capacitando-os para ter produtos de qualidade internacional, unido o setor público ao setor privado através de parcerias, apoiando e fortalecendo o produtor dos 33 municípios da região.

Data: 5 feira, dia 04 de agosto, às 9:00 h

Local: Chapadinha – DF, na DF 170, Setor Lago Oeste  – Brasilia DF

Flávio Boechat

Assessor de Comunicação

Rota Fruticultura RIDE-DF

Tel: 61. 9 9216 5013

 

Instagram: @rotafruticulturaridedf 

Website:  www.rotafruticulturaridedf.com.br

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui