Quando compensa (ou não) alugar um carro a longo prazo

Alugar um carro ou não? Eis a questão.

O aluguel de veículos é uma modalidade que sempre existiu, mas recentemente vem sendo adotada por várias pessoas, principalmente como uma solução a longo prazo.

O mais comum nessas empresas de aluguel são contratos que chegam até 3 anos. Mas é claro que nesse formato de contrato existem certas vantagens e desvantagens em fazer essa transação.

Imagem: Pixabay

Quais as vantagens em alugar a longo prazo?

Vamos começar com as vantagens de alugar um carro a longo prazo.

Menos custo

A primeira delas é o custo menor que tem em relação a compra de um veículo.

Você não terá que gastar com manutenção, emplacamento, gastos de transferência de veículo e todas as outras despesas que vem com a aquisição de um carro.

Menos impostos

Além disso, os impostos não são sua responsabilidade, sendo assim, você não terá que pagar pelo IPVA, seguro obrigatório e taxas de licenciamento, isso porque a responsabilidade é da locadora.

Mais flexibilidade de escolha

E se você quer testar diferentes modelos e marcas por certo período, é possível combinar com a locadora datas para trocar o veículo que está usando, dando mais flexibilidade.

Pode escolher até mesmo carros novos que a locadora tenha disponível, ou então um veículo 0 km.

Caso você tenha algum acidente com o carro e precise de algum outro, pode conversar com a locadora sobre o prejuízo e sobre pegar um novo carro.

Menos risco de depreciação

Outro ponto que chama atenção é que você não vai precisar se preocupar com a depreciação do carro, isso porque a revenda fica a cargo da locadora.

Quais as desvantagens do aluguel de carros?

Assim como tudo tem um lado bom, o aluguel de carros tem um lado que não apresenta tantas vantagens assim, vamos conhecer:

Nem sempre é mais barato

Por mais que alugar um carro seja muito mais em conta do que fazer a compra, o cenário muda quando se fala sobre esse tipo de modalidade a longo prazo, isso porque o valor pode se igualar em pouco tempo.

Outro ponto relevante é que às vezes um carro à vista pode sair mais barato do que um veículo alugado ou por assinatura.

Quilometragem limitada

Algumas locadoras costumam alugar seus veículos com base em franquias, ou seja, você escolhe um certo limite de quilometragem e vai poder usar essa quantidade.

Porém, se você passar desse limite, terá que pagar uma taxa extra. Para algumas pessoas isso pode ser um problema se não se atentarem no quanto estão ultrapassando a franquia.

O carro não é seu

Se você quer um carro para colocar um som diferente, personalizar a pintura, mudar rodas e outros, não poderá fazer isso com um carro alugado.

E se você é uma pessoa que gosta de ter o próprio patrimônio, talvez essa não seja a melhor opção para você.

Não serve para trabalhar

Se o seu objetivo é alugar um carro para trabalhar como motorista de aplicativo, saiba que isso não é possível. Na verdade, é proibido!

Aplicativos como Uber e 99 não aceitam motoristas que não tenham um veículo próprio, muito mais por uma questão de segurança, já que o documento do carro não estará no seu nome.

E o seguro, como fica?

Uma das vantagens do carro por aluguel é que o custo é menor. O seguro de carro alugado é um gasto a menos também, isso porque fica como responsabilidade inteiramente da locadora em que você assinou o contrato.

Eles farão o seguro e acionarão quando for necessário, sem a necessidade que você faça uma contratação própria.

Quando alugar um carro?

Se você precisa de uma solução imediata e não quer ter que esperar ter pelo menos o dinheiro da entrada de um carro, pode optar pelo aluguel de veículos.

Mas caso tenha a necessidade de um patrimônio próprio e queira personalizar o seu veículo, vale a pena investir no seu próprio carro.

Agora que você sabe todos os lados, tanto o positivo quanto o negativo de assinar um carro, analise as suas necessidades atuais e a longo prazo para fazer a melhor escolha possível.

Depois pesquise boas locadoras e aproveite o seu carro.

Por Jeniffer Elaina

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.