Para iniciar a análise sobre a queda de cabelo é indicado que haja uma conversa entre o profissional e o paciente, quando será possível conhecer detalhes do histórico pessoal e familiar. O processo mais importante para resolver essa questão é o diagnóstico correto. Assim, é fundamental uma boa avaliação médica, o que inclui exames específicos.
Diagnóstico capilar
Antes de indicar o melhor tratamento para restauração capilar, o especialista deve avaliar o couro cabeludo e verificar a causa da queda de cabelo. É necessário realizar testes para identificar. Esses são alguns dos procedimentos para o diagnóstico:
- Avaliação do fio – os fios arrancados serão analisados para identificar a existência de fungos, vírus ou bactérias;
- Biopsia do couro cabeludo – é retirado cirurgicamente uma amostra do tecido do couro cabelo e para análise clínica;
- Fototricograma – é necessário raspar uma área do couro cabeludo, ao qual será fotografada, ao longo de 3 a 5 dias, assim será possível acompanhar o crescimento do cabelo;
- Hair Pull (puxamento de cabelo) – puxar alguns fios ajuda a verificar se existem anomalias no crescimento das madeixas. Em cada puxão deve-se soltar apenas alguns fios. Caso seja notado um número maior de fios soltos, há algum problema a ser investigado. Através dos fios retirados será possível examinar através do microscópio a condição do fio e do bulbo capilar;
- Janela capilar – consiste na técnica similar a fototricograma, porém o crescimento é acompanhando por 30 dias.
Fatores que causam queda de cabelo
Vários motivos explicam a queda de cabelo, como o envelhecimento, genética, a perda e o ganho de peso, tireoide, alterações do couro cabeludo, cirurgias, má alimentação, estresse, ingestão de determinados medicamentos e desiquilíbrio hormonais. Outras causas envolvem doenças e problemas de saúde, a calvície, eflúvio telógeno, alopecia areata, lúpus, líquen plano pilar e eflúvio anágeno.
E alguns fatores externos são causados pelo calor da chapinha, secador, banho quente, penteados com muita tração (coque ou tranças), química em excesso, dentre outros. E se o cabelo é oleoso e não usa um shampoo adequado, os fios irão cair.
Consultas e exames
É fundamental examinar o couro cabeludo em busca de alterações (escamas, inflamações, pústulas, cicatrizes ou placas bem delimitadas de alopecia). A ferratina baixa também afeta a capacidade do crescimento do cabelo. Essa deficiência é identificada através do exame de sangue, onde é possível verificar as reservas de ferro na células.
Com resultado do exame é possível recomendar o nível de suplementação mais adequada e receitar um dieta rica em alimentos que contenha ferro. O acompanhamento do profissional é necessário, já que a queda de cabelo, pode ser proveniente de outros problemas. Nos dias atuais a área da dermatologia conta com uma das mais avançadas tecnologias.
Essa inovação é a tricoscopia usada para diagnosticar a queda de cabelo. É um exame que possibilita examinar de modo detalhado o couro cabelo, já que no exame tradicional não é possível. Assim, a dimensão da perda de cabelo é mais precisa e o tratamento é mais rápido indicado. É muito importante a escolha do profissional, para se chegar à causa exata da queda. Agende uma consulta!
Se você está sofrendo com queda de cabelo acesse o site abaixo e finalmente RESOLVA isso!
https://bit.ly/TÔNICOCAPILARTRINOXIDILNOVAFÓRMULAMAISEFICAZ