Qual a velocidade ideal para utilizar serviços de streaming?

O streaming dominou a cultura Pop. Que atire a primeira pedra quem aqui não acompanha pelo menos uma série por streaming, seja uma recente, como Stranger Things, ou aquele clássico que não sai da lista de favoritos como Friends. Agora, para conseguir assistir tantas séries e filmes, sem travar e com uma qualidade HD, qual será a velocidade de internet ideal para utilizar os serviços de streaming?

É claro que para responder essa pergunta, depende de critérios como a qualidade do vídeo (480p, Full HD ou 4K). E, obviamente, quanto maior a qualidade e duração do vídeo, mais dados serão consumidos e, consequentemente, mais investimento você terá que fazer.

Mas, menos teoria e mais informação! Confira no texto a seguir qual a velocidade mínima e ideal, quais as principais plataformas de streaming disponíveis no Brasil e quais os melhores planos de internet para cada uma.

Qual a velocidade de internet ideal para streaming?

Bom, conforme explicamos na introdução, uma velocidade de internet para streaming ideal é aquela que te permite assistir sem travar e sem queda na qualidade.

Isso acontece porque os vídeos (filmes, séries, programas no geral) ficam armazenados na nuvem para que o usuário possa acessar em qualquer lugar do mundo e, por isso, o tamanho da rede é fundamental para acessá-lo.

Tanto a Netflix quanto a Amazon Prime dizem que a velocidade de internet mínima necessária para assistir a streamings fica em torno de 5 MB/s. Dessa forma você consegue assistir a séries e filmes em alta definição sem problema nenhum.

Porém, se você pretende assistir conteúdos em 4K (ou Ultra HD), o ideal é que você tenha uma velocidade de internet com conexão estável de pelo menos 25 MB/s.

Agora, quais são os planos de internet que oferecem essas velocidades ideais?

Quais planos são bons de internet para streaming?

Agora que você já sabe quais as velocidades ideias para assistir ao streaming, confira quais os planos de internet recomendados das principais operadoras do Brasil.

Todos esses planos contam com internet via fibra óptica, o que garante uma conexão com muita velocidade e, principalmente, estabilidade, para que você possa assistir seu streaming tranquilamente sem nenhum problema com a sua conexão.

Mas afinal, o que é streaming?

Tecnicamente falando, o streaming é uma tecnologia que permite a transmissão de arquivos audiovisuais ao vivo ou gravados e permite a visualização do conteúdo em tempo real em dispositivos com conexão à internet, graças ao envio e recebimento contínuo de dados pela rede.

Contudo, quando as pessoas falam algo sobre streaming, não estão se referindo à tecnologia em si, mas a alguma plataforma que oferece esse serviço como a Amazon Prime ou a Disney Plus.

Atualmente, vários sistemas e plataformas de streaming coexistem dependendo do tipo de conteúdo que oferecem e do catálogo disponível. Bem como do modo de acesso de seus usuários, funções pagas ou premium oferecidas e quais os níveis de assinatura.

Confira as principais plataformas de streaming disponíveis no Brasil.

Principais plataformas de streaming

Atualmente no Brasil existem várias plataformas de streaming disponíveis que vão desde conteúdos como filmes e séries de ficção como a Netflix, novelas clássicas e programas de humor antigos como o Viva Play e até mais focadas em programas esportivos e partidas de futebol, como o SporTV Play.

Então, abaixo listamos as principais plataformas de streaming do Brasil e os principais conteúdos disponíveis:

  • Netflix: Stranger Things, La Casa de Papel e Vikings

  • Amazon Prime Video: The Boys, Fleabag e jogos da Copa do Brasil

  • HBO Go: The Batman, Harry Potter e Game of Thrones

  • Telecine Play: Filmes e séries de sucesso

  • Apple +: Ruptura e Ted Lasso

  • Globoplay: Big Brother Brasil, filmes e séries nacionais

  • Disney+: Star Wras, Marvel e animações clássicas da Disney e Pixar

  • Viva Play: Novelas clássicas e programas humorísticos antigos

  • SporTV Play: programas de esporte, jornais e partidas de futebol

Mas se engana quem pensa que é preciso escolher 1 entre todas as opções disponíveis. Muitas plataformas fazem parcerias oferecendo combos que incluem mais de 1 streaming, como o combo Globoplay e Disney+. Ou seja, você faz uma assinatura Globoplay e junto com ela você tem acesso ao streaming da Disney, o Disney Plus, tudo em uma só assinatura que pode ser mensal ou anual.

E aí, já conferiu se sua internet tem a velocidade ideal para assinar um serviço de streaming?

FOnte orignal:https://comparaepoupa.com.br/blog/velocidade-streaming/

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui