Psicólogos e acompanhantes terapêuticos apostam no conceito de terapia sem fronteiras

 

Por meio da clínica Lugar de Encontro, no Distrito Federal, acompanhantes terapêuticos propagam a importância da prática multiprofissional em saúde mental

 

Diferentes técnicas e tratamentos passam pelo processo de evolução e melhoria com o passar dos anos. Isso se reflete também na psicologia e no conceito de terapia que conhecemos desde então.

 

Atualmente, muitos profissionais da área, têm implementado nos tratamentos direcionados às pessoas em sofrimento mental, a prática do acompanhamento terapêutico (AT), que tem apresentado, por meio de diversos estudos, o fortalecimento da autonomia e a prática intersetorial e interdisciplinar dos pacientes.

 

Em Brasília, a psicóloga e cofundadora da clínica Lugar de Encontro, Ingrid Quintão, conta que o diferencial dessa técnica é viabilizar a opção do terapeuta de utilizar o espaço de circulação do paciente para promover a melhoria da saúde. Ou seja, que o terapeuta literalmente vá até o lugar de conforto escolhido pelo paciente para realizar a sessão clínica. Esse espaço pode ser a casa, um passeio no cinema, na praça, no shopping, dentro do hospital, na escola, no trabalho, no parque, entre outros espaços que sejam determinados pelo mesmo.

 

“Nossa ideia é atender e formar mais profissionais capacitados nessa área, pois acreditamos que este é um dos caminhos ideais para tratar pessoas com problemas de depressão, bipolaridade, esquizofrenia, entre outros distúrbios mentais”, conta Ingrid.

Como se tornar um acompanhante terapêutico

Criada em 2019, a clínica Lugar de Encontro, já formou mais de 300 acompanhantes terapêuticos no Brasil e país afora. No Distrito Federal, os profissionais da casa de saúde atendem, por meio da técnica AT, cerca de quarenta famílias com dificuldades e problemas mentais.

Apesar da profissão ser direcionada para pessoas na área da saúde, para se tornar um acompanhante terapêutico, o interessado não precisa ter formação em psicologia. Para iniciar o curso de capacitação, basta acessar o site (lugardeencontro.com.br), e ter mais informações por parte dos instrutores capacitados.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui