Pediatra alerta para doenças respiratórias em crianças com o início do inverno

 

Com a chegada da estação mais fria do ano, os casos aumentam consideravelmente devido ao clima seco e frio, que favorece as infecções em crianças, tais como gripe, bronquiolite e pneumonia. Especialista orienta quanto aos cuidados

 

Brasília, 27 de junho de 2022 – O inverno chegou e, com ele, as baixas temperaturas, o clima seco e as doenças respiratórias. Nesta época do ano, o clima favorece a disseminação dos causadores de doenças respiratórias em crianças, além de ser fator desencadeante para quadros alérgicos. No cenário atual de pandemia, por apresentarem sintomas muitos parecidos com a Covid-19, as doenças podem ser bastante confundidas. Por isso, é importante os pais estarem atentos aos sintomas.

 

O médico pediatra Dr Henrique Gomes explica que as doenças respiratórias afetam as crianças de todas as faixas etárias porém com maior gravidade nos lactentes jovens, isto é, crianças abaixo dos seis meses. Mas que, a gravidade, seja dos quadros alérgicos ou das enfermidades infecciosas, tende a diminuir após os cinco anos de idade.

 

“É comum o aumento de números de casos de gripe, resfriados, rinite alérgica, bronquite e pneumonia em crianças. Portanto, o cuidado deve ser redobrado. Ao observar os filhos tossindo, espirrando e fungando, é importante levar a criança ao médico para obter o diagnóstico preciso”, explica Henrique.

 

A maioria das doenças respiratórias tem um início com quadro inespecífico como congestão nasal, coriza e tosse.  Tanto a gripe quanto o resfriado são causados por vírus e têm sintomas semelhantes. A gripe é caracterizada por febre, dores musculares, dor de cabeça, calafrios, diarreia, vômitos, dor de garganta e nariz com sintomas de inflamação e coriza.

 

Para diagnosticar com precisão, é feita uma boa anamnese pelo médico, um exame físico minucioso e exames laboratoriais específicos, visando aumentar a possibilidade de um diagnóstico assertivo. Caso seja comprovada a doença respiratória, em quadros de gripe, o pediatra orienta o uso de sintomáticos, conforme evolução, além de lavagem nasal com soro fisiológico. Outros quadros infecciosos e quadros alérgicos têm tratamento individualizados, de acordo com o histórico clínico da criança e a gravidade de cada caso.

 

Cuidados

 

Nos meses mais frios, as pessoas tendem a buscar ambientes fechados e menos ventilados, o que favorece a transmissão do vírus. Para prevenir, é recomendado que as crianças evitem contato com pessoas resfriadas e locais com grandes aglomerações. É importante manter uma rotina de lavagem das mãos e o uso de máscaras ao expor a criança ao contato com outras pessoas.

 

“Para alergias em geral, é sempre bom evitar exposição aos fatores desencadeantes, que no caso do inverno, o frio e a baixa umidade são uns dos principais”, destaca o Dr Henrique.

 

O início do inverno também alerta para a importância de manter o cartão de vacina dos pequenos atualizado para prevenir as doenças respiratórias. A vacina da gripe, por exemplo, deve estar em dia, pois confere proteção de 60% a 70% dos casos.

 

Sobre o Dr. Henrique Gomes – Médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde de 2008, Henrique é pós-graduado em Lato Sensu em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo no Hospital Israelita Albert Einstein. Residência médica em pediatria pelo HMIB (2006 e 2007), além de atuação na área de gastropediatria pelo HBDF (2008 e 2009), o profissional atua na área de Gastroenterologia Pediátrica, especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao aparelho digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros.

Atualmente é médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde de 2008; médico pediatra do Grupo Santa (Hospital Santa Lúcia Sul e Taguatinga) e médico pediatra das clínicas PedCare e Le Petit.

Acompanhe o profissional no Instagram:

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.