O que um vendedor de energia solar precisa saber?

A preocupação com o meio ambiente e com a capacidade energética de todo o mundo tem aumentado a procura por energia limpa. A sustentabilidade se tornou a palavra-chave em tempos de aquecimento global. É a partir da inquietação de como será o planeta daqui a alguns anos que energias alternativas aparecem como solução.

Por isso, a venda de sistemas solares cresceu bastante não só no Brasil, mas em vários outros países. Mas por ser algo ainda novo, poucas empresas são especializadas no segmento e poucos consumidores estão por dentro das vantagens do sistema. Isso significa que há um mercado vasto a ser explorado e clientes a serem conquistados.

Se você quer aproveitar o bom momento do mercado de energia renovável e deseja ser um empresário do setor, fique atento às nossas dicas de como vender sistemas de energia solar fotovoltaica.

Confira abaixo:

1.Estudar muito o segmento

 

Assim como qualquer outro segmento empresarial, o setor energético demanda conhecimento de quem pretende atuar no ramo. Estudar muito e ficar por dentro das novidades do mercado nunca é demais. Afinal, neste mercado é comum surgirem novas tecnologias, legislações e debates sobre as novidades do momento.

Mesmo se você já trabalha com energia solar é necessário se manter atualizado. Até porque a complexidade do setor é alta e exige muito domínio para a garantia de um bom serviço.

Para atender bem os seus clientes, é preciso aprofundar no tema para adquirir conhecimento.

2.Qual o ramo da empresa?

 

Isso deve ser definido por você antes de formalizar a empresa. Assim, o seu cliente saberá exatamente qual a sua área de atuação. Há três opções no mercado de energia solar. Para conhecê-las, continue lendo.

 

  • Comercialização de sistemas fotovoltaicos: quando a empresa opta por esse ramo, a primeira coisa que deve saber é que a energia solar pode ser comercializada de duas maneiras.  A primeira é por meio de leilões regulamentados pela ANEEL. Já a segunda possibilidade é no mercado de contratação livre de energia, comercialização mais independente.

 

  • Desenvolver projetos de sistemas fotovoltaicos: ser especialista em projetos de sistemas fotovoltaicos é outro ramo que pode render bons resultados para o empresário. O especialista pode elaborar projetos residenciais e empresariais. Entretanto, para desenvolver o planejamento, é necessário ser um profissional de engenharia ou técnico da área elétrica. O trabalho é muito específico e consiste no estudo do local que serão implantadas as placas, dimensionar os sistemas, além de conectá-los à rede.

 

  • Instalação de sistemas fotovoltaicos: Para executar o projeto será necessário contar com um instalador. A função deste profissional é fixar os painéis nas áreas determinadas, seguindo o que foi determinado pelo projetista. A empresa de instalação vai precisar contar com profissionais qualificados para garantir o bom desempenho do serviço.

3.Cliente ideal        

 

Ao definir o perfil do seu cliente, tudo fica mais fácil. Dessa forma, a sua empresa terá um público-alvo definido e focará nele. Antes de decidir, faça um levantamento detalhado sobre clientes em potencial para serviços de energia solar.

 

Durante a pesquisa, você encontrará perfis variados: residenciais, que envolvem casas, condomínios ou prédios; pequenos, médios e grandes negócios, além de zonas rurais.

 

Para completar as informações, fique atento aos objetivos do seu persona. Ele pode buscar a energia solar para: economia, investir em marketing sustentável ou, simplesmente, aproveitar áreas ociosas. Com tudo isso em mãos, agora é possível traçar o seu perfil ideal de comprador.

 

4. Convença o cliente a comprar

 

Esta é a tarefa mais difícil e vai depender muito do conhecimento que você tem do setor. Uma das maneiras de convencer o cliente a comprar sistemas fotovoltaicos é apresentando todas as vantagens que ele oferece, como a economia de energia elétrica. Porém, muitos consumidores vão mais pelo lado da sustentabilidade. Este último é o lado emocional, de sentir que contribui para reduzir os impactos no meio ambiente.

 

Para explicar tudo detalhadamente ao seu consumidor, você precisa ter muito conhecimento sobre energia solar e saber qual o perfil do seu cliente. Tudo isso vai te ajudar a ter sucesso no ramo, ter boa margem de lucro e ainda ajudar mais pessoas e empresas a serem sustentáveis.

 

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