Networking: construindo relacionamentos para o avanço profissional

Saiba como desenvolver um bom networking e alavancar sua carreira por meio de uma rede de contatos relevante.

 

Networking é um termo utilizado para a prática de criar relações de trabalho. Portanto, trata-se de melhorar, aumentar e engajar a rede de contatos relacionadas à carreira profissional. Com o networking, uma pessoa consegue estabelecer vínculos que a fará se desenvolver, profissionalmente, melhor e mais rápido.

 

Um exemplo prático dessa ação é quando o profissional se aproveita (no bom sentido da palavra) de uma convenção de negócios para conhecer pessoas influentes na sua área.

 

Nesse caso, ele consegue se beneficiar dessa relação de várias maneiras. Porém, encher a caixa de e-mail dos seus contatos e parecer uma pessoa interesseira não é um bom exemplo de networking.

 

Para aprender a fazê-lo corretamente, continue neste artigo. Porém, antes de tudo, conheça as vantagens de criar uma boa rede de contatos!

 

Qual é a importância e as vantagens do networking?

 

Aproveitando o exemplo acima, pense no seguinte:

 

  • Em uma palestra sobre marketing de conteúdo, um publicitário que pratica networking não irá para casa ao fim dela, por exemplo. Porém, irá conversar com profissionais de design, tráfego pago ou donos de agências publicitárias.

 

Isso fará com que crie conexões que serão de bom proveito para ele, como por meio de parcerias em projetos ou até mesmo indicações de clientes. Além disso:

 

  • A troca de conhecimento com especialistas e pessoas influentes aumenta o seu aprendizado e melhora seu desempenho no trabalho.

 

  • A troca de informações traz reflexões pertinentes, gera novas ideias e resoluções de problemas e traz à tona questões sobre as quais você necessita, como conhecimentos técnicos, sobre relações interpessoais, inteligência emocional, controle financeiro, indicações de cursos, eventos, etc.

 

Sendo assim, o networking é fundamental para crescer profissionalmente a partir de contatos influentes em sua área ou de áreas correlatas.

 

Sua principal vantagem é adquirir mais conhecimento, melhorar sua forma de trabalho e ser apresentado a clientes em potencial ou a gestores de empresas nas quais gostaria de trabalhar.

Como desenvolver um bom networking?

 

Colocar o networking em prática não é difícil, mas nem por isso significa que deva ser feito de qualquer jeito, como uma panfletagem do seu cartão de visitas, por exemplo.

 

Além disso, também não é apenas sair por aí adicionando todos os profissionais da sua área nas redes sociais. Portanto, confira as dicas de como torná-lo vantajoso de fato!

Redes sociais

 

Nesse caso, a principal dica é sempre manter as redes atualizadas e atrativas. Afinal, do que adianta entrar em contato com o CEO de uma multinacional por meio de um perfil nada interessante? Por isso:

 

  • coloque sua melhor foto, com fundo neutro, que passe ideia de profissionalismo. Evite fotos com poses informais e com muito filtro/informação. Se tiver um logotipo, vale utilizá-lo!;

 

  • mantenha as informações atualizadas: locais em que trabalha/trabalhou, certificações, prêmios, feedback de clientes, etc.;

 

  • atente-se ao uso do português, pois erros dão impressão de falta de conhecimento;

 

  • alimente suas redes sociais com conteúdos relevantes e interessantes. Tente não postar apenas frases de “bom dia” e motivacionais de outros autores.

 

Pelo contrário, poste conteúdo de valor, como dicas, passo-a-passo, reflexões aprofundadas, e o que o leitor sinta vontade de compartilhar ou salvar.

LinkedIn e Instagram

 

O LinkedIn é uma rede social exclusiva para criar conexões profissionais, ou seja, é perfeita para o networking. Por lá, vale manter um perfil estritamente relacionado à carreira.

 

No Instagram, você consegue mostrar um pouco mais da sua vida pessoal, mas fique atento e não exagere. Mostre apenas o que for criar conexão com seu público-alvo, mas sem deixar de ser um perfil profissional.

 

Nas duas redes, mostre como o seu trabalho é importante, de qualidade, e seus conhecimentos sobre o que faz. Nada de postagens apenas reclamando daquele cliente inconveniente é do tipo “Precisa de tal serviço? Me chame!” “Agenda aberta”, entre outros.

 

Torne seu perfil interessante e as pessoas chegarão até você orgânica e espontaneamente. Ainda sobre ambas as redes sociais:

 

  • adicione profissionais da sua área e de áreas correlatas;

  • curta e interaja em publicações;

  • compartilhe publicações e dê sua opinião sobre elas, caso tenha conhecimento relevante em relação ao conteúdo;

  • sempre responda aos comentários das suas publicações;

Grupos de WhatsApp e Telegram

Há diversos grupos de WhatsApp e Telegram para cada área: da educação, beleza, saúde, finanças, recursos humanos, entre outras. Caso passe boa parte de seu tempo nessas redes, é interessante começar a usá-las a seu favor!

Por lá, você conhece profissionais, troca ideias, adquire conhecimento, faz contatos, aprende, fica sabendo de novas tendências do mercado, e demais informações relevantes.

Além disso, consegue até mesmo realizar estudo de concorrência, fazer parcerias e divulgar seu trabalho e conseguir indicações.

Mas atenção:

  • interaja apenas em assuntos relevantes. Evite polêmicas e discussões!;

  • compartilhe seus conhecimentos ao invés de apenas fazer perguntas aos membros;

  • não interaja somente com o intuito de se autopromover;

  • mantenha a cordialidade, elogie e parabenize os colegas de profissão. Eles não são seus inimigos, ok?

Eventos

 

Eventos e palestras são ótimos para o networking offline. Até porque ali estão pessoas com o mesmo intuito: crescer profissionalmente. Porém, não adianta passar o evento inteiro se apresentando e distribuindo seu contato à espera de uma retribuição.

 

Tenha em mente que seus colegas são tão ocupados quanto você, e talvez, no dia seguinte, não se lembrem do seu nome e serviços que oferece. Portanto, faça-os lembrar:

 

  • separe os contatos mais relevantes, adicione-os nas redes sociais, ou mande um e-mail se (re)apresentando;

  • no caso das redes sociais, além de mandar mensagem, seja um seguidor interativo. Desse modo, você não passa a imagem de uma pessoa que só está ali por interesse.

Cursos profissionalizantes online

 

Assim como os eventos, os cursos profissionalizantes são frequentados por profissionais preocupados em alavancar suas carreiras. Afinal, cursos são fontes ricas de conhecimento e agregam muito ao currículo.

 

Na verdade, eles são fundamentais para criar autoridade no LinkedIn e Instagram. Um profissional que se importa com sua formação gera confiança no seu trabalho e sai na frente dos profissionais desatualizados.

 

Em relação ao networking, é uma boa oportunidade para criar conexões relevantes com pessoas da sua área.

 

Nesse caso, falta de tempo e investimento não é desculpa! Cursos online são acessíveis e possuem facilidades geográficas e horários flexíveis.

 

Com todas as dicas deste artigo, você está mais do que preparado para desenvolver um networking eficiente. Então, agora é a sua vez! Coloque-as em prática e dê mais esse passo rumo ao sucesso!

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