Muito além de paredes e pisos: uso do porcelanato faz a diferença em ambiente da CASACOR São Paulo 2022

No ambiente Prosa e Poesia, assinado pela arquiteta Flavia Burin, o material ressalta sua versatilidade para constituir o mobiliário de projetos comerciais e residenciais

Ambiente Prosa e Poesia, projetado pela arquiteta Flavia Burin, para a CASACOR São Paulo 2022, conta com grande presença do porcelanato em diversos pontos, agregando em elegância e sofisticação ao local. | Foto: Renato Navarro

Belíssimo e multifacetado, o porcelanato é um dos revestimentos mais escolhidos em espaços residenciais ou comerciais. Com uma grande variedade de modelos, é possível encontrar peças em diversos formatos, estampas e texturas para combinar com diferentes estilos de decoração – alguns dos fatores que justificam o crescimento da sua aplicação no Brasil. A arquiteta Flavia Burin, do Studio HA, é uma das profissionais que valorizam as características do material em soluções criativas e assertivas para aplicação nos projetos.

 

Familiarizada com a infinidade de possibilidades que pode explorar o elemento, a profissional adicionou o porcelanato no Prosa e Poesia, ambiente que marca sua primeira participação na CASACOR São Paulo deste ano. Com uma área total de 170 m² para uso comercial, o projeto traz a estrutura da loja Ofner, onde o revestimento fez toda a diferença. “Em um mix muito interessante, especificamos a sutileza do porcelanato, no tom cinza claro, para compor o mobiliário das mesas e bancadas. No caso do piso, a versão em grande formato de 1,60 x 1,60 m e a espessura de apenas 6mm foi perfeito para trazer um ar de leveza“, explica. Flavia ainda acrescenta que especificou o mesmo modelo de porcelanato em todo o ambiente, mas em formatos diferentes.

 

 

Porcelanato e seus benefícios

As bancadas do ambiente Prosa e Poesia possuem um formato de 1,20×2,70 m que provê um suporte generoso e necessário tanto para quem está servindo, como para o cliente da cafeteria Ofner dentro das instalações da CASACOR São Paulo 2022. Neste caso, Flavia optou pelo porcelanato justamente pelo fato de ser resistente e de fácil limpeza – perfeito para remover as manchas de café | Foto: Renato Navarro

Adepta do porcelanato, a profissional destaca sua experiência super positiva em todos os projetos que realiza no escritório. Sua adoção agrega uma grande flexibilidade em função do grande portfólio disponibilizado pelas marcas, que se adequam às mais diferentes propostas e demandas arquitetônicas. Com tamanha oferta de produtos, os projetos são beneficiados também pelas inúmeras opções de preços. “Com isso, temos ampliadas as chances de encontrar o produto de melhor custo x benefício que se encaixa na proposta imaginada e compatível com o orçamento disponível“, enfatiza Flávia. Além disso, durabilidade, limpeza prática e resistência, que garante menos suscetibilidade às manchas, são outros fatores que conquistam os corações dos profissionais e clientes.

 

Aplicação do porcelanato

Para a instalação, deve-se prestar atenção nas etapas do processo. No caso dos pisos, para evitar problemas como o descolamento, estufamento ou até mesmo a perda de aderência, a arquiteta orienta o uso de uma argamassa específica para esse tipo de revestimento. Na hora de colocar ‘a mão na massa’, o instalador deve certificar-se que a superfície do contrapiso esteja limpa e sem a presença de areia ou poeira, que podem dificultar a aderência da placa. “Sempre oriento que não podemos comprometer o resultado por não contratar profissionais especializados e não seguir as prescrições indicadas pelo fabricante“, adverte a arquiteta.

Onde aplicar o porcelanato

Com um formato de formato 1,20×1,20 m, as mesas de porcelanato são da Oh!Take Mountain. Elas seguem a leveza e a delicadeza da proposta do décor, além de harmonizar com a paleta de cores | Foto: Renato Navarro

Dependendo do ambiente, alguns modelos de porcelanato fazem mais sentido na proposta estética do local. O acetinado, por exemplo, oferece brilho discreto e uma textura confortável, sendo uma boa opção para cômodos residenciais como dormitórios e salas – aqueles que simulam a aparência da madeira proporcionam sensações de aconchego e aquecimento, se encaixando bem nestes dois ambientes.

 

Já para áreas molhadas como as cozinhas, o mais indicado é o modelo acetinado, uma vez que minimiza o risco de quedas por não dispor de uma superfície lisa e brilhante. Por ser mais rústico e menos escorregadio, o porcelanato esmaltado é a melhor alternativa para áreas externas e, com sua cor escura, ajuda no intuito da sujeira não ser tão aparente em sua superfície.

 

Nos espaços comerciais, como é o caso do ambiente Prosa e Poesia, a circulação de pessoas é intensa. Posto isso, a durabilidade, fruto da alta resistência, baixa absorção de água e higienização simplificada, corroboram para que o piso não seja danificado. “Todos esses fatores nos permitem ir muito além com o porcelanato! Muito mais que paredes e pisos, é perfeito executar mobiliários!”, enfatiza Flávia!

Cuidados com o porcelanato

Além de combinar os demais elementos do espaço, o piso de porcelanato foi escolhido por causa da sua resistência. Com a grande fluxo de pessoas nos ambientes comerciais, como o Prosa e Poesia, a melhor opção é utilizar um material resistente como o porcelanato| Foto: Renato Navarro

Mesmo sendo um revestimento resistente a impactos e compostos químicos, é primordial acompanhar algumas medidas prudentes que asseguram a longevidade do material. A limpeza diária é importantíssima para a conservação – para tanto, utilizar vassoura de pelos ou aspirador com bico de escova ajudam a não arranhar o porcelanato. Para usuários com apreço por lavar o chão, produtos como sabão em pó devem ser evitados, já que os granulados podem gerar ranhuras na superfície. Outra dica, no caso dos pisos, é utilizar capachos ou tapetes pequenos na entrada e saída com acesso para áreas externas como estratégia para reter parte da sujeira.

 

Ainda no capítulo limpeza, a profissional não aconselha manipular quaisquer produtos de limpeza sem antes avaliar, já que muitos podem causar manchas permanentes que alteram a aparência da peça. Deve-se evitar ácidos e cloro em alta concentração, assim como água sanitária, soda cáustica, acetona e amoníaco, pois esses produtos podem ocasionar manchas esbranquiçadas ou tirar o brilho.

Sobre o Studio HA

Somos um escritório de arquitetura e interiores focado na saúde e bem-estar. Profissional PRO no Health Building Certificate, com vasta experiência em arquitetura residencial, comercial, corporativa, iluminação, interiores e design de produtos.

Nossos projetos são completos, estamos com você desde a concepção da ideia, o planejamento, a organização até a execução. Tudo é produzido de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente, tornando cada projeto único, exclusivo e focado em sua saúde.

Além da arquitetura, trabalhamos com o desenvolvimento de móveis e objetos, tanto em parceria com a indústria, como de forma independente e autoral. Em cada projeto observamos a forma como as pessoas se relacionam, o que esperam, e como essa peça/ambiente impacta na saúde de cada um.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.