Motoristas de todo o DF correm para abastecer no Dia Livre de Impostos

Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros trabalharam, em média, 149 dias (até 29/5) para pagar os 63 impostos de 2021

 

Motoristas de diversas regiões do Distrito Federal acordaram cedo para aproveitar o Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira (2/6). A ação é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), e tem como objetivo protestar contra a alta carga tributária no país. No Posto Jarjour da 208 Norte, uma enorme fila se formou em uma das faixas do Eixinho Norte.

De acordo com o dono do estabelecimento, Wonder Jarjour, o movimento começou cedo. Até às 11h desta quinta, cerca de 250 carros haviam passado para abastecer, e cerca de 500 devem ir ao posto. “Participamos da campanha há 11 anos. O intuito dela é conscientizar o consumidor sobre a carga tributária. A cada ano vemos mais pessoas aderindo, até como forma de protesto e para economizar”, afirma.

 02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Fila para abastecer. Wander Jarjour dono do posto.
02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia – DF – Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Fila para abastecer. Wander Jarjour dono do posto.(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

 

Jarjour explica que a alta tributação é fator importante na procura dos clientes pelo produto. “Com os impostos, a gasolina sai a R$7,79/Litro, hoje o cliente está levando a R$5/ Litro. Nos últimos anos, o preço do combustível subiu mais de 100%. Isso leva as pessoas a compartilhar mais transporte e usar mais o transporte público, o que, realmente, afeta a procura”, avalia.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros trabalharam, em média, 149 dias (até 29/5) para pagar os 63 impostos de 2021. Para o cálculo foram considerados impostos municipais, estaduais e federais, os quais correspondem a 40,82% do rendimento médio no país.

Corrida para o posto

 02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Maciel dos Santos na fila para abastecer.
02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia – DF – Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Maciel dos Santos na fila para abastecer.(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

 

 

Vários motoristas esperavam ansiosamente por sua vez de abastecer. O garçom Maciel dos Santos, 33 anos, mora em São Sebastião e chegou cedo para abastecer a moto, que já estava na reserva. Para ele o alto impacto tributário é geral, mas certas áreas são mais afetadas. “As coisas estão muito complicadas. O Brasil tem uma carga tributária muito alta. Isso causa impacto em tudo, principalmente no combustível”, comenta.

 02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Senhor Rukiti Ueda na fila para abastecer.
02/06/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia – DF – Dia livre sem impostos. Posto Jarjour na 206 norte faz promoção de combustíveis. Senhor Rukiti Ueda na fila para abastecer.(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

 

Outro que madrugou no posto foi o aposentado Rukite Ueda, 76 anos, que trouxe o carro da filha para abastecer. O veículo também estava na reserva. Ueda destacou o tempo de espera como principal complicador no dia. “Estou aqui já faz cerca de 1h30. Para quem trabalha, esse tempo pode ser meio complicado”, repara. Para o idoso, o alto custo de vida na Capital faz com que a carga tributária tenha mais impacto: “Aqui em Brasília, as coisas são muito caras”.

O Dia Livre de Impostos ocorre há 16 anos e conta com a participação de todo o Brasil. No Distrito Federal, 32 lojas em diversas regiões vão participar. A média do desconto é de 40%, podendo chegar a 70%. A lista completa de estabelecimentos pode ser consultada no site do Dia Livre de Impostos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui