Minuto CONSULTEC – Estar desempregado dá direito a receber o Auxílio Brasil?

Leitora diz que está sem emprego, mas que marido está trabalhando. Ela quer saber se pode pedir o benefício

Estou desempregada, mas meu marido trabalha. Tenho direito a receber o Auxílio Brasil?

PERGUNTA DA INTERNAUTA LILIANE L.

Resposta: O fato de estar desempregada não dá automaticamente o direito de receber o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. As famílias precisam cumprir algumas condições para ter direito ao benefício. São elas:

1) Renda

A primeira regra é a da renda: só podem receber o auxílio famílias com renda mensal per capita (por integrante) de até R$ 200, assim divididos:

Famílias em situação de extrema pobreza – aquelas que têm renda familiar mensal per capita de até R$ 100,00;

Famílias em situação de pobreza – aquelas que têm renda familiar mensal per capita entre R$ 100,01 e R$ 200,00.

2) Cadastro Único

A segunda regra é estar com o cadastro atualizado no CadÚnico.

Veja como se inscrever no CadÚnico

O Ministério da Cidadania informa que o ingresso de famílias e a sua permanência no Auxílio Brasil ocorrerão com o registro de seus integrantes no Cadastro Único, desde que apresentem dados cadastrais atualizados e perfil para participar do programa.

Mas o fato de a família estar inscrita no Cadastro Único, ter o cadastro atualizado e ser elegível ao programa também não resulta na imediata concessão dos benefícios do Auxílio Brasil. “Não existe um prazo definido para a realização dessa concessão”, informa o ministério.

Qual o valor do benefício?

A partir desta terça-feira (18), cada família receberá um repasse mínimo de R$ 400. O investimento total para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões. Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são a Bahia, com 2,16 milhões, seguida por São Paulo (2,14 milhões), Pernambuco (1,39 milhão), Minas Gerais (1,38 milhão), Rio de Janeiro (1,28 milhão) e Ceará (1,27 milhão).

Confira o calendário de pagamento para 2022

O calendário de pagamento de 2022 começou nesta terça-feira (18).

Para saber em que dia o benefício fica disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente (confira o calendário abaixo).

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Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para a coluna “MINUTO CONSULTEC” pelo e-mail ATENDIMENTO@TIMESBRASILIA.COM.BR

 

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