Mesa-Redonda dos 10 anos de publicação de “Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual”

Cassará Editora organiza mesa-redonda aberta ao público para celebrar os 10 anos da publicação de “Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual”, dia 15 de agosto na Travessa do Shopping Leblon

 

O escritor Felipe Cabral, a historiadora Flávia Schlee Eyler e o antropólogo Jacques D’Adesky debatem sobre o clássico da literatura de testemunho, que narra a saga do único deportado homossexual francês que sobreviveu à 2ª Guerra para contar sua história.

Há dez anos a Cassará Editora publicava: “Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual”, o essencial, surpreendente e único relato de um deportado homossexual francês que testemunhou os horrores da 2ª Guerra Mundial e sobreviveu para contar a sua história. Na obra, traduzida por Tiago Elídio, Pierre Seel lembra-se da deportação aos campos nazistas e, mais tarde, como alsaciano, o alistamento forçado no exército alemão, a captura pelos russos e o pós-guerra, quando ser homossexual ainda era crime na França.

Aproveitando o aniversário simbólico e acreditando na força da publicação para os dias atuais, a Cassará Editora organiza a mesa-redonda “Olhares sobre Pierre Seel”, aberta ao público, no próximo dia 15 de agosto, segunda-feira, no auditório da Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, às 18h30.

“Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual”, mais do que nunca, se faz atual, mas, sobretudo, se insere no que o escritor italiano Italo Calvino afirmou sobre os clássicos: “é um livro que nunca acabou de dizer o que tem a dizer”. Por isso, a escalação de participantes de diversas áreas e trajetórias para compor a mesa-redonda e debater sobre a atualidade e a universalidade da obra de Seel, um clássico da literatura de testemunho.

Debatedores:

– Felipe Cabral: jornalista e ator, ajudou a escrever novelas e programas na Globo, além de atuar e roteirizar curtas-metragens. Foi apontado pelo portal BuzzFeed como um dos jovens mais influentes na comunidade LGBT. Fundou o FESTU – Festival de Teatro Universitário – e o canal “Eu Leio LGBT”. É autor de “O Primeiro Beijo de Romeu” (Galera Record, 2021);

– Flávia Schlee Eyler: historiadora e doutora em Letras, foi professora e Coordenadora da área de História Antiga e Medieval do Departamento de História da PUC-Rio. É autora de “História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente” (Editora da PUC-Rio, 2014);

 – Jacques D’Adesky: professor, doutor em antropologia, trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na República Centro-Africana e foi coordenador do Programa Sul-Sul do Conselho Latino-Americano das Ciências Sociais. Entre seus diversos livros, publicou recentemente “Uma Breve História do Racismo” (Cassará Editora, 2022);

– Mediação de Victor Villon: tradutor e historiador, mestre e doutor em História. Foi consultor editorial e editor adjunto da Cassará Editora (2011-2014). É autor de “O Mundo Português que Gilberto Freyre Criou” (Vermelho Marinho, 2010).

 

A EDIÇÃO BRASILEIRA

Pierre Seel foi o único deportado homossexual francês a contar sua história. Ele testemunhou e sofreu os horrores da 2ª Guerra Mundial e sobreviveu, mas não para viver livremente. Como ser homossexual ainda era crime na França do pós-guerra, sua prisão passou a ser a vida de mentiras que precisava levar.

 “Foi um trabalho pesado, pois revela uma obra triste e sangrenta, mas é uma publicação muito importante, já que o Brasil é um dos primeiros países no ranking de violência contra homossexuais. É essencial que essa memória de repressão seja recuperada e relacionada com o presente”, diz o tradutor Tiago Elídio.

“Sua narrativa não se detém na libertação do jugo nazista, como ocorre em muitos testemunhos de sobreviventes de campos de concentração e da guerra, mas também apresenta os terríveis anos de pós-guerra, nos quais Seel não apenas manteve seu silêncio sobre o passado, como ainda sobre a sua homossexualidade”, acrescenta Márcio Seligmann-Silva, prefaciador da edição brasileira, professor da Unicamp, Prêmio Jabuti e um dos mais renomados críticos literários brasileiros.

SERVIÇO

Mesa-redonda “Olhares sobre Pierre Seel”

Data: 15 de agosto, segunda-feira

Horário: 18h30

Local: auditório da Livraria da Travessa do Shopping Leblon

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.