Lêda Watson – Uma Vida Dedicada à Arte | Finissage | Pátio Galeria de Arte

No dia 13 de agosto, às 17h, ocorrerá um finissage para marcar o término da exposição “Lêda Watson – Uma Vida Dedicada à Arte”, em cartaz na Pátio Galeria de Arte desde o dia 09 de junho. Será mais uma oportunidade para apreciar as obras da Lêda Watson, encontrar amigos e conversar com a artista.

A exposição faz uma retrospectiva da história da artista plástica e gravurista – a única brasileira convidada para a Bienal de Gravura de Paris em 2022.

Ao todo, são 90 obras, que datam do início da década de 1970 até a sua mais recente produção, além de seus dois livros: “Sonhos, Momentos, Emoções: Técnicas e Gravuras”; e “Pelos Caminhos da Gravura – Fragmentos de Uma Paixão Definitiva”, ambos lançados em 2019.

O primeiro livro propicia o contato com a sua vida e sua obra, a paixão pela gravura em metal, os temas que a inspiraram, seus mestres, as séries que desenvolveu e, principalmente, o aprendizado e as experiências que acumulou. O livro também detalha as técnicas aprendidas e desenvolvidas em sua trajetória profissional.

O segundo livro traz a produção de Lêda Watson agrupada por temas, tendo como eixos as áreas de atuação, do trabalho autoral ao ensino da gravura, passando por trechos de textos críticos, matérias de jornais e entrevistas para TVs e reflexões de alunos de vários países das Américas do Sul e Central.

Seu grande prazer é, além de criar, compartilhar. “Fiz oito anos e meio do curso de Belas Artes e tenho feito gravuras há mais de 50 anos. Nunca me canso, ainda tenho mil ideias e muito a aprender e a ensinar aos que se interessam por essa arte.”

A artista

Graduada em Artes Plásticas no Rio de Janeiro (Escola Nacional de Belas Artes), em Paris (École Nationale de Beaux-Arts, Sorbonne) e em Brasília (Universidade de Brasília – UnB), Lêda Watson especializou-se em gravura em metal na carioca Escolinha de Arte do Brasil – Orlando Dasilva e no Ateliê Friedlaender, francês. Diplomou-se, em 1969, no Curso Superior de Língua e Literatura Francesa da Universidade de Nancy.

Residindo na França por quatro anos, obteve grande receptividade dos editores de arte franceses, tendo vendido inúmeras edições fechadas de gravura, representadas hoje na coleção da Bibliothèque Nationale de Paris. Recebeu convite da Societé des Femmes Bibliophiles para ilustrar um livro de contos de Jules Laforgue, cuja edição anterior havia sido ilustrada por Dalí. Regressando ao Brasil, instalou seu ateliê em Brasília (DF) e continuou a manter contato com seus editores franceses. Como arte-educadora, ministrou cursos de gravura em metal e palestras na Universidade Católica de Lima (Peru), na Universidade de Brasília (Brasil), na Escola Nacional de Artes (Nicarágua), na Universidade Nacional-Heredia (Costa Rica), na Universidade Central da Venezuela (Caracas) e no Museu de Arte Contemporânea (Panamá). A gravurista é, também, uma das responsáveis pela abertura do Museu de Arte de Brasília, primeiro museu da cidade, ativo de 1985 a 2007 e reaberto em 2021.

Como artista plástica-gravadora, Lêda participa de exposições coletivas e individuais no Brasil, América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente. Desde 2002, retomou o ensino da gravura em seu próprio ateliê, expondo periodicamente com suas alunas.

Finissage

Data: 13 de agosto (sábado), às 17h

Informações: por e-mail (patiogaleriaart@gmail.com), por telefone (61 99176- 1281) e pelo Instagram (@patiogaleriadearte)

Local: Pátio Galeria de Arte

Shopping Pátio Brasil, 3º Piso – Asa Sul – Brasília-DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.