Lançada pela Setur, Rota Brasília Capital do Rock comemora um ano

No Dia Mundial do Rock, conheça os 41 locais da Rota Brasília Capital do Rock, que receberam uma placa que conta o que aconteceu ali, além de QR Code com texto detalhado da história do rock nacional.

O Dia Mundial do Rock é comemorado na quarta-feira (13), e a capital do país tem um motivo a mais para celebrar. Há um ano, nascia a “Rota Brasília Capital do Rock”. O projeto foi apoiado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), na gestão da ex-secretária de turismo, Vanessa Mendonça, em parceria com o vocalista da banda Plebe Rude, Philippe Seabra, e a faculdade Upis. Juntos, eles mapearam 41 pontos marcantes para o rock brasiliense, que receberam placas que contam a história do estilo no DF. As placas possuem QR Code que direciona o turista para a leitura de um texto breve contando a história do local.

Brasília ficou conhecida no cenário musical do país como a capital do rock, após revelar bandas que ganharam projeção nacional como Legião Urbana, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Capital Inicial, Detrito Federal, Cássia Eller, Maskavo, Scalene, entre outros. Por isso, o estilo musical foi tombado como patrimônio cultural imaterial do DF, nos termos da Lei Distrital nº 5.615.

No dia 06 de maio de 2021, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o Decreto nº 42.074, que criou a Rota Brasília Capital do Rock. A medida consagrou o estilo musical como destino turístico da capital federal. A ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, idealizadora do projeto, celebra a data relembrando a instalação da primeira placa e ressaltando a importância da rota para a cidade. “Esse é um projeto em que eu tenho muito orgulho de ter realizado. Inauguramos a Rota Brasília Capital do Rock com a instalação da primeira placa, na Torre de TV, há exatamente um ano. Essa rota simboliza a força do rock em Brasília, contando histórias que precisam ser relembradas e reforça a consolidação do destino turístico por meio do segmento musical. Isso garante mais movimentação turística para a cidade e todos os setores, gerando trabalho e renda. Esse é um esforço integrado que consolida a capital como destino turístico para os amantes do rock”.

Philippe Seabra, vocalista do Plebe Rube e curador do projeto, destaca que o movimento que inspirou toda uma geração não veio de um “vácuo”. “Foram a curiosidade intelectual, a lucidez e a urgência desses jovens de Brasília que colocaram a capital no mapa cultural brasileiro, mudando para sempre a música popular brasileira. Com milhões de discos vendidos, filmes e documentários com milhões de espectadores, teses e doutorados dedicados às letras dessas bandas, o Rock de Brasília é um alicerce da contestação e liberdade de expressão no Brasil, e isso tem que ser celebrado”, destaca o vocalista.

A criação da Rota fez com que o DF fosse reconhecido numa reportagem da CNN internacional como um dos três destinos que são referência para o rock, junto com Londres e Nova York. A visita aos pontos pode ser um bom programa para turistas e brasilienses durante as férias. Alguns dos locais mapeados por Philippe Seabra, curador da Rota, são muito visitados por quem gosta de rock. Um deles é o bloco B da SQS 303, onde morou o ex-vocalista da Legião Urbana, Renato Russo.

O atual secretário de Turismo, William Almeida comemora o primeiro ano da Rota destacando as possibilidades de atuação para todo o trade turístico. “A Rota foi lançada pela minha amiga e ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, com o apoio do nosso governador Ibaneis Rocha e traz uma importância infinita para o segmento turístico. A Rota pode e deve ser aproveitada por todos como uma oportunidade de atração turística. E vamos continuar dando continuidade a esse trabalho”, reforça William.

A Rota também foi muito comemorada pela nova geração de bandas que estão surgindo na cidade. Daniela Firme, vocalista da banda Rock Beats, comemora o Dia Mundial do Rock elogiando a iniciativa. “Eu acho a ideia da Rota do Rock muito importante, pois ressalta a vocação que Brasília tem para o rock. Afinal, a cidade tem esse DNA. Valoriza também a história de Brasília, que é muito linkada com a história do rock feito aqui. Queremos que essa rota continue aumentando. Com isso, estamos exaltando um passado muito glorioso e muito importante, que realmente deve ser valorizado. Além disso, a cultura tem tudo a ver com o turismo e foi uma ideia muito feliz juntar os dois na Rota do Rock”, afirma a cantora.

LOCALIZAÇÃO DOS 41 PONTOS DA ROTA BRASÍLIA CAPITAL DO ROCK

1 – Ginásio Nilson Nelson

2 – Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

3 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães

4 – Torre de TV

5 – Sala Funarte (Sala Cássia Eller)

6 – Esplanada dos Ministérios

7 – Teatro Nacional

8 – Colina – UnB

9 – Concha Acústica

10 – Brasília Rádio Center (SRTVN Quadra 702)

11 – Bar Cafofo (CLN 407)

12 – ISS Norte – UnB

13 – Bar Radicaos (CLN 105)

14 – Porão do Rock (CLN 207)

15 – Bar Adrenalina (CLN 205)

16 – Bar Bom Demais (706 Norte)

17 – Cine Centro São Francisco (CLS 102/103)

18 – Food’s (EQS 110/111 Sul)

19 – Rampa Acústica do Parque da Cidade

20 – Residência de Renato Russo (SQS 303)

21 – Bar/Restaurante Beirute (CLS 109)

22 – Faculdade Upis (SEPS 911/912)

23 – Escola Americana de Brasília

24 – Residência de Herbert Vianna – 104 Sul

25 – Cultura Inglesa

26 – Gate’s Pub (403 Sul)

27 – Sesc (913 Sul)/Teatro Garagem

28 – Praça Eduardo e Mônica – Parque da Cidade

29 – Teatro Galpãozinho (CRS 508 Sul) – Espaço Cultural Renato Russo

30 – Centro Comercial da QI 11 do Lago Sul – Gilbertinho

31 – Centro Comercial Gilberto Salomão – QI 5 do Lago Sul

32 – Comércio Local da QI 9 do Lago Sul – antiga lanchonete Giraffa’s

33 – QG dos Raimundos (SHIS QI 9, Conjunto 20 – Lago Sul)

34 – Ermida Dom Bosco

35 – Parque Vivencial II (SHIN QL 2 – Lago Norte)

36 – QG da Plebe Rude (SHIN QI 8,Conjunto 10 – Lago Norte)

37 – Teatro de Arena – Cave (Guará)

38 – Teatro Rolla Pedra (Taguatinga)

39 – Estacionamento do Estádio Bezerrão (Gama)

40 – Teatro Galpãozinho (Gama)

41 – Centro Cultural Cine Itapoã (Gamao)

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui