Introdução alimentar dos bebês: como congelar e descongelar os alimentos?

Cute little baby boy, eating mashed vegetables for lunch, mom feeding him, sweet toddler boy, smiling

Quando feito da maneira correta, o congelamento facilita muito a introdução de diversos alimentos à dieta do bebê; entenda como

Créditos:IStock

A introdução alimentar é uma etapa importantíssima para a nutrição e o desenvolvimento de qualquer bebê. Assim como em qualquer fase da vida, a prioridade sempre deve ser uma dieta à base de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, pois as papinhas industrializadas costumam ter sódio e outros ingredientes pouco nutritivos em sua composição. Diante disso, saber congelar e descongelar tudo do jeito certo é indispensável para facilitar esse processo.

O primeiro passo é escolher os alimentos certos, o que no geral não é muito difícil. O ideal é tentar variar ao máximo o cardápio, sempre priorizando vegetais que são mais fáceis de preparar. Todos devem ser bem higienizados logo após a compra e depois picados antes de ir para o congelador. Guarde-os em saquinhos ou potinhos (de vidro, de preferência) bem vedados, sempre em pequenas porções, pois uma vez que forem retirados do freezer, não podem ser congelados novamente.

Ao recongelar um alimento, ele perde nutrientes e pode até mesmo ser contaminado, então separar porções pequenas para congelamento é sempre a melhor alternativa. A técnica de branqueamento, ou seja, jogar os vegetais em uma tigela com água e gelo, também ajuda a eliminar suas impurezas, e isso pode ser feito com eles já ensacados ou vedados de alguma forma. Lembre-se que qualquer tipo de alimento deve ser congelado por, no máximo, três meses, então a melhor forma de manter o controle disso é etiquetando cada recipiente para saber há quanto tempo já estão no congelador.

Na hora de descongelar, primeiro retire o recipiente desejado do freezer e mantenha-o na geladeira por aproximadamente 12 horas. Isso fará com que ele atinja seu estado ideal aos poucos e ajuda a manter os nutrientes. Uma geladeira Panasonic, por exemplo, possui diversos compartimentos específicos para descongelar alimentos ou manter outros itens que não estragam sob temperaturas levemente mais altas. Geralmente, a parte de cima das geladeiras é dedicada para esse tipo de produto.

Evite descongelar qualquer alimento em temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias. Alternativamente, usar o micro-ondas para obter um resultado mais rápido também é válido, mas atenção ao centro, que costuma ficar mais gelado. Caso os alimentos tenham sido cozidos antes de irem para o refrigerador, também é possível descongelar diretamente no fogão.

Seguindo essas dicas, você preservará os alimentos de forma totalmente segura e seu bebê terá refeições bem mais nutritivas.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.