A coleção Plantas, feita à mão pela artista plástica brasileira Vanessa Lazzari, foi inspirada na dificuldade que muitos têm em manter plantas naturais dentro de casa. Durante a ABUP Decor Show, ela apresentou sua proposta de unir design, arte e natureza em um único propósito: libertar a imaginação e a criatividade através de plantas artísticas personalizadas e exclusivas. | Fotos: Adri Felden
No universo handmade, inúmeras possibilidades criativas podem ser realizadas por um artista solo ou em grupo, movimento que vem efetivamente abrindo portas de emprego e empoderando principalmente um número expressivo de mulheres ao redor do mundo. De acordo com dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos), a economia criativa segue em crescimento e é um dos segmentos que mais gerou oportunidade de negócios durante a pandemia.
Confira, a seguir, detalhes sobre o movimento e os principais expositores que vivem a filosofia do feito à mão que foram apresentadas com exclusividade, na edição de julho da melhor feira de utilidades e presentes do Brasil, a ABUP Decor Show.
O crescimento do Handmade na ABUP Decor Show
Em um âmbito global, cada vez mais as peças feitas à mão ganham espaço nas feiras internacionais e na ABUP Decor Show não foi diferente. De acordo o presidente da associação, os últimos três anos foram marcados por um aumento de 100% no número de associados. Nessa transformação do segmento decorativo, Rima também evidencia uma mudança significativa: muitos expositores que trabalhavam com foco exclusivo na importação, agora contam com produtos artesanais brasileiros em seu portfólio. É o caso da expositora Rosa Maria Home Decor, que trabalha com a valorização de pessoas e processos manuais há cerca de 10 anos: