Fondue e vinho: saiba como aproveitar a combinação queridinha das noites frias e manter uma alimentação equilibrada 

O início do inverno abre a temporada de momentos gastronômicos em família ou amigos, ideais para o preparo de receitas cheias de sabor. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas de como aproveitar a estação com opções doces e salgadas para incluir no cardápio

Brasília, 21 de junho de 2022 – O fim de junho chega com a mudança de estação, trazendo o inverno e diversos motivos para reunir a família ou os amigos em casa para um momento especial, e nada melhor do que compartilhar um saboroso e clássico fondue. Para quem deseja a opção mais tradicional, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica algumas possibilidades saudáveis para consumi-lo sem culpa.

Por conta das baixas temperaturas, a tendência é sentir mais fome durante esse período devido a uma resposta fisiológica do organismo, que tem um gasto maior de energia para manter a temperatura corpórea. Mesmo diante disso, o consumo do fondue pode ser feito com moderação. A nutricionista ressalta que é possível fazer escolhas conscientes, utilizando opções mais equilibradas em sabor e nutrientes. “É interessante incluir entradinhas leves no início da refeição para ajudar com a saciedade. Para os fondues salgados, os legumes são excelentes opções, como brócolis, couve-flor e cenoura”, explica.

Para aqueles que preferem o fondue doce, os melhores acompanhamentos sempre serão as frutas: morango, banana, uva… e kiwi! Docinho e levemente ácido, ele é uma ótima combinação com chocolate. “O kiwi tem baixíssimo valor calórico, o que ajuda no equilíbrio energético da refeição, e nos fornece vitamina C, fibras e antioxidantes que atuam no reforço da função imunológica, tão importante nessa época do ano de oscilação de temperaturas”, afirma Renata.

E para fechar a noite com uma harmonização perfeita, um excelente vinho entra para a lista de possibilidades! Vale reforçar que para o consumo diário, estudos indicam efeitos positivos no consumo de vinho tinto pela presença grande de polifenóis que promovem a ação protetora contra doenças crônicas no nosso organismo. Segundo a nutricionista, o recomendado é consumir 1 taça de até 80 mL por dia para garantir os benefícios.

Para facilitar na rotina, a saída é conhecer as melhores opções de vinhos, fondues e seus acompanhamentos na unidade Oba Hortifruti mais próxima. E para aqueles que preferem se arriscar nas receitas, Renata separou 3 opções (1 salgada e 2 doces) para surpreender com muito sabor e esquentar nos dias mais frios.

Receitas doces

Fondue de chocolate com cereja

Ingredientes:

400g de chocolate amargo

1 xícara de chá de creme de leite fresco sem soro

1 xícara de cereja em caldas drenada

Modo de preparo:

Bata as cerejas no liquidificador.

Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a cereja batida. Misture tudo até incorporar bem.

Sirva com kiwi ou uvas verdes sem sementes.

Fondue Fit

Ingredientes:

200g de chocolate 85% cacau

200g de chocolate ao leite sem adição de açúcares

1 xícara de chá de creme de leite fresco

1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo:

Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a essência de baunilha. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com kiwi, morangos ou uvas sem sementes.

Receita salgada

Lagarto ao vinho com batatas rústicas

Ingredientes:

2 xícaras de chá de vinho tinto

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de sal

1 cebola média picada

2 dentes de alho

1/2 pimentão verde sem sementes picado

1 cenoura média picada

1,8 kg de lagarto

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 e 1/2 xícara de chá de água fervente

8 a 10 batatas bolinha

Modo de preparo:
Para o tempero, bata no liquidificador ou mixer o sal, a cebola, o alho, o pimentão e a cenoura.

Coloque a carne em um refratário com o tempero e o vinho (de modo que toda a peça de carne fique em contato com o molho), deixe descansar por 24 horas.

Escorra o molho, coloque a carne na panela de pressão com o azeite e deixe dourar, virando a peça para fazer uma boa selagem. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos.

Faça cortes nas batatas e acrescente os ramos de alecrim entre os cortes. Coloque as batatas junto com a carne, regue com azeite e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Assim que as batatas ficarem macias, desligue o fogo e sirva acompanhado de uma taça do seu vinho tinto preferido.

Modo de preparo:

Retire os grãos da espiga de milho e cozinhe na panela de pressão por cerca de 40 minutos. Em seguida, leve os grãos junto ao leite no liquidificador. Peneire a mistura e bata o líquido novamente, adicionando o açúcar e a manteiga. Quando estiver homogêneo, leve ao fogo baixo e vá mexendo até engrossar.

Despeje o creme em taças e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Adicione a canela no momento do consumo.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui