Feira de Santa Maria recebe festival de forró, emboladores de coco e brincantes

Projeto leva a tradição cultural nordestina para Santa Maria

 

 O projeto “FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE” apresentará seu último espetáculo em Santa Maria, com símbolos da cultura tradicional do Nordeste: forró pé de serra, repentistas, emboladores de coco e grupo de teatro de mamulengo. Os espetáculo está marcado para acontecer neste domingo, (01.5) na Feira Central de Santa Maria, e contará com as seguintes apresentações:

 

 

Trio de Forró Chicão e Os Brasas do Nordeste;

Dupla de Emboladores Azulão da Mata e Pardal da Saudade;

Teatro de Mamulengo Fuzuê; e

Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana.

 

Dentro do caldeirão cultural que é o Distrito Federal, a cultura nordestina tem grande impacto social. Com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos e expressões das culturas populares tradicionais, o projeto também gera emprego e renda para agentes culturais, artistas e técnicos. Além disso, pessoas de todas as idades e classes sociais terão acesso a um festival gratuito. O evento conta com o recurso do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

 

Idealizador do projeto, Francisco Antônio de Carvalho é uma das referências culturais nordestinas na cidade. “Estamos felizes em desenvolver um projeto tão criativo. A minha expectativa é que este evento fortaleça a nossa cultura nas feiras populares e forme novos públicos, com uma programação de qualidade para todas as idades”, destaca Francisco, também conhecido como Chicão do Forró.

 

O organizador destaca que a junção dos movimentos culturais com as feiras populares torna o projeto significativo devido a sua função econômica e social: “Vamos sempre fortalecer e sustentar o oficio que desenvolve os forrozeiros, cantadores repentistas, emboladores e mamulengueiros do Distrito Federal. Queremos resgatar a identidade cultural do nosso povo”.

 

Acessível, descentralizado e gratuito

 

O projeto contempla não só a população com os shows, mas retoma a energia dos artistas de sentir o prazer de tocar em um palco. Os quatro shows contam com horários distintos para cada feira. “A importância da realização deste projeto é evidenciada pela sua ação que vai promover o encontro, a integração e a interação dos músicos e artistas da cultura nordestina com a população das cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria”.

 

Através do projeto FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE, é possível contribuir com a sociedade em um processo de reconhecimento das manifestações culturais de grande parte daqueles que um dia viveram, aprenderam e se identificaram com as expressões artísticas do Nordeste.

 

O Distrito Federal teve no início de sua construção as feiras formadas por migrantes de todas regiões do país, com o objetivo de abastecer os trabalhadores e as famílias que pouco a pouco iam tomando gosto pela nova moradia.

 

SERVIÇO:

 

Evento: FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE

 

Dia: 01/05 (Domingo) – Hora: 10:00

 

Local: Feira Permanente de Santa Maria

 

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui