Especialista em Neurociência Comportamental Infantil fala sobre como lidar com ‘mau’ comportamento das crianças sem precisar gritar

Telma Abrahão é pioneira em unir neurociência à educação dos filhos no Brasil e autora de dois best-sellers

Créditos foto: Jaime Leme

Birras são comuns, todos já nos deparamos com a cena: uma criança, frustrada com alguma situação, chora em público e deixa os pais ou responsáveis constrangidos. De acordo com Telma Abrahão, autora dos best-sellers “Pais Que Evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, é necessário compreender que crianças possuem um cérebro ainda imaturo e não são capazes de ter atitudes racionais como as de um adulto.

“Educar não é instintivo! Agir por instinto vai fazer com que suas atitudes sejam dominadas por gritos, ameaças e descontrole, esse não é o caminho para criar filhos que colaboram com seus pais, que saibam lidar com suas emoções ou que saibam se relacionar respeitosamente com o outro.”, declara ela.

Telma afirma que é necessário se reeducar para melhor educar. “Os gritos afetam a mesma área do cérebro que bater, e quando constantes, podem causar ansiedade, desafios comportamentais e dificuldade de aprendizado, além de impactar negativamente o senso de capacidade e a autoimagem de sua criança, que ainda está em desenvolvimento”, adiciona.

A especialista alerta que o grito fala muito mais sobre os pais, suas emoções, cansaço, estresse e desconhecimento de estratégias mais assertivas e empáticas de educar do que sobre o comportamento da criança.

“Quando paramos para analisar, se gritar resolvesse, não seria necessário gritar todos os dias! A gentileza e empatia têm muito mais força do que qualquer gritaria, precisamos como pais nos fortalecer emocionalmente e ver que existem alternativas positivas para lidar com a raiva. Com isso, tudo que ganhamos é uma relação mais saudável com nossos filhos, a infância é a base da vida, passa rápido, mas será lembrada por muitos anos pelos seus filhos, assim como nós ainda lembramos da nossa!”, explica ela.

Recentemente, a autora lançou dois livros focados nesse assunto, onde traz informações importantes e dicas de como lidar de forma pratica e leve, são eles “Por trás das birras” e “Parem de gritar, papai e mamãe”, lançados através do “Leituras Rápidas” e disponíveis na Amazon por R$ 5,99 ou de graça no Kindle Unlimited.

Telma Abrahão é biomédica, formada há mais de 20 anos e mãe de um casal. Idealizadora da Educação Neuroconsciente, ela impacta positivamente a vida de milhares de famílias, promovendo mais respeito, empatia e compreensão sobre a biologia humana e seus impactos em nossos relacionamentos e comportamentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.