Do crisântemo à margarida: saiba o significado de cada flor para o velório

 

Cada flor utilizada nos rituais de despedida transmite uma mensagem diferente em homenagem a quem partiu

Os rituais de despedidas são atos que carregam muita importância e representatividade no mundo inteiro. Independentemente do país, cultura ou religião, todos os povos são cercados de gestos e simbolismos no momento de homenagear alguém que partiu. No Brasil, por exemplo, o uso de flores em velórios e enterros é bastante comum.

Mas qual é o significado de cada flor geralmente utilizada nos ritos fúnebres? Quais sentimentos e emoções elas traduzem e por que servem para fazer tributo a quem se foi? Do crisântemo à margarida, reunimos a explicação sobre a importância e a representação das principais flores usadas para se despedir dos falecidos.

A importância das flores para os velórios 

O hábito de oferecer flores existe há muitos anos, desde antes do surgimento do velório, ainda na Idade Média. A coroa de flores, por exemplo, foi criada ainda na Antiguidade, na Roma e na Grécia. Na época, o costume era voltado para homenagear os vencedores de grandes guerras. O uso fúnebre foi identificado no Egito Antigo e aperfeiçoado com o passar dos anos, até chegar ao momento atual.

Sinônimo de carinho, conforto e saudades, as flores ajudam a despertar emoções positivas, especialmente nos momentos mais difíceis, marcados pela perda de alguém próximo. Mais do que isso, as flores fazem parte do ritual de despedida, tão necessário para o processo de luto.

Segundo especialistas em psicologia, o luto é necessário para garantir o processamento das emoções. Esse é o período em que a família vivencia a ausência e o vazio pela perda do ente querido. Ao mesmo tempo, também pode gerar angústia e outros sentimentos, como tristeza e raiva.

Apesar de muitas pessoas encararem como uma etapa negativa, o luto serve para internalizar a nova fase da vida. Também ajuda a reequilibrar os sentimentos e as emoções. Assim, evita que a tristeza se aprofunde e chegue a uma depressão.

Nesse cenário, as flores são úteis para materializar o respeito pelo falecido e por seus entes queridos. Também demonstram que aquela pessoa continua sendo querida por todos. Além disso, representam beleza, cor e frescor, evidenciando qual é o ciclo da vida.

O significado de cada flor para os atos de despedida

No Brasil, as flores são muito utilizadas nos rituais de despedida. Quando uma pessoa ou empresa decide enviar uma coroa de flores, por exemplo, ela tem a intenção de expressar carinho, respeito e fé durante o velório. Seu formato circular simboliza o infinito e cada flor tem um significado diferente. Veja alguns deles abaixo.

Crisântemos

São as mais usadas para coroas de flores, pois representam a vida completa e seus limites. Além disso, são sinônimo de felicidade, verdade, perfeição, sinceridade e simplicidade. Com isso, evidenciam a luz da esperança.

A principal vantagem desse tipo de flor é o fato de ser resistente às temperaturas e aos diferentes tipos de exposição. Por isso, tendem a ficar bonitas até o final do velório.

Rosas brancas

Representam paz, harmonia e pureza. As rosas brancas são símbolos de espiritualidade. Inclusive, são sinônimo de pureza e favorecem os bons pensamentos para as pessoas queridas. Por isso, são bastante adequadas para os velórios.

Gérberas

As gérberas têm vários significados: alegria, inocência, pureza, simplicidade e energia positiva para os familiares de quem partiu. Elas representam a sensibilidade e a essência do amor.

Lírios

Os lírios costumam ser utilizados para as homenagens a crianças. Isso porque representam a pureza e a inocência. Também simbolizam a purificação da alma daqueles que se foram por meio do retorno à paz espiritual.

Copos de leite

Muito utilizado em velórios e até em coroas de flores, o copo de leite tem associação com o sagrado. Em várias culturas, ele representa a ligação com o espiritual, além de simbolizar a tranquilidade, a calma, a pureza e a paz.

Cravos

Essas flores são muito usadas em funerais devido à sua ligação com as religiões cristãs. Além disso, representam saudade, talento, amor puro e boa sorte.

Uma lenda diz que o cravo de cor rosa surgiu a partir das lágrimas de Virgem Maria. Os vermelhos estão relacionados ao pensamento de viver para a pessoa amada, enquanto os roxos representam a solidão e os brancos, por sua vez, simbolizam a pureza e a inocência.

Miosótis

Essas flores azuis pequenas simbolizam a lembrança e a fidelidade. Por isso, são muito usadas para se despedir de quem se ama.

Violetas

Essas flores também são bastante utilizadas por simbolizarem a paz, a fidelidade eterna e a lealdade. Quando brancas, representam uma promessa.

Margaridas

As margaridas passam a mensagem de inocência, juventude e pureza. Por isso, são muito usadas no velório de jovens e crianças. Elas também representam uma declaração de amor. Dessa forma, trazem boas lembranças. As coroas formadas por elas simbolizam a simplicidade e a alegria.

Qualquer que seja a opção, as coroas de flores marcam o momento da despedida. Elas são importantes para os familiares de quem faleceu e também para homenagear a pessoa que fez a passagem para a vida eterna.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui