Dia Mundial do Meio Ambiente: Roca Brasil Cerámica registra economia de água e passa a utilizar biomassa em sua produção

Em busca de uma produção ecoeficiente, a Roca Brasil Cerámica apresenta resultados positivos em suas ações de sustentabilidade

Fábrica da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo (PR)

Evoluindo sempre, a Roca Brasil Cerámica, empresa referência no setor de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa, se orgulha de, em mais um ano, registrar resultados positivos em suas ações de sustentabilidade. Com relatório levantado para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho, a empresa comemora uma economia de 8,2% do uso de água em suas unidades fabris, bem como a redução de 15,4% de emissões por m² em seus processos. “Trabalhamos sempre para otimizar nossos processos, visando ecoeficiência. Por isso, fomos a primeira indústria de revestimentos cerâmicos no Brasil a investir na Análise do Ciclo de Vida, capaz de mapear o impacto de cada etapa de produção. Além da transparência, tal análise nos guia em nosso objetivo de reduzir nossa pegada ambiental”, destaca Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.

Roca Brasil Cerámica e água

Com produtos desenvolvidos aliando inteligência e sustentabilidade, de forma a minimizar a utilização de recursos, facilitando questões de logística e priorizando a saúde humana, a Roca Brasil Cerámica se orgulha de, por mais um ano, registrar economias significativas no uso de água em seus processos fabris – foram 12,2% de redução do uso de água em suas duas fábricas em Campo Largo (PR), e 2% de economia na unidade de São Mateus do Sul, resultando em uma média de 8,2% de redução do consumo de água. “Esse valor equivale a, aproximadamente, 143 mil banhos”, destaca Wuaden.

A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos, através de Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes. A quantia de água excedente devolvida a Bacia Hidrográfica do rio Cambuí, na fábrica de Campo Largo, tem a garantia de uma qualidade maior do que a da água original.

Energia limpa e emissões

A busca por evolução e otimização de recursos é constante na Roca Brasil Cerámica, que hoje opera 100% com energia limpa. “Após a avaliação de nossos impactos, através da ACV, eliminamos o uso do coque de petróleo em nossos processos, passando agora a utilizar a biomassa, desde março de 2022”, diz Wuaden. Combustível sólido renovável, a biomassa libera 50% menos CO2 eq. do que o coque de petróleo para gerar a energia térmica necessária para todos os processos fabris da Roca Brasil Cerámica. “Essas mudanças levaram a uma redução de emissões em 15,4% por m²“, comemora Wuaden.

Além disso, os fornos nas unidades de Campo Largo operam apenas com gás natural e todo o calor que sai deles é reaproveitado em outros equipamentos que utilizam combustível para geração de calor, o que resulta em uma economia de 225.000 m³ de gás natural por mês.

Matéria prima e resíduos

A extração responsável é outro ponto de destaque da Roca Brasil Cerámica, que conta com fábricas em Campo Largo e São Mateus do Sul, localizações estratégicas e com alta disponibilidade de matéria-prima acessível. 64 % dos insumos são originários do Paraná, o que, além de reduzir os impactos ambientais resultantes do transporte, incentiva a economia local. “Possuímos políticas internas de reaproveitamento de matéria-prima e minimização de desperdícios ao longo do nosso processo de manufatura”, afirma também o presidente. Prova disso é que 77,4% dos resíduos é destinado para fins nobres, como a reutilização. Além do controle criterioso de resíduos, a tecnologia empregada na fabricação dos produtos é essencial para a economia de insumos. A linha Contínua+, por exemplo, conta com sistema moderno que utiliza menos matéria-prima na produção das peças.

Nos comprometemos sempre a ter um olhar empático com o meio-ambiente e, hoje, investimos também na Análise do Ciclo de Vida de nossos novos SuperFormatos. Como próximos passos, a ACV de nossa fábrica de São Mateus do Sul está em processo de finalização, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2022″, finaliza Wuaden.

 

 

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui