Desidratação é problema também para os equinos. Prevenção inclui suplementos eletrolíticos

A desidratação é uma preocupação importante quando se trata de cavalos atletas, tendo em vista que pode comprometer a saúde e o desempenho atlético dos animais. “Entre os fatores que aumentam o risco de desidratação e precisam de atenção maior, estão o clima quente – mais comum nesta época do ano – e os próprios exercícios físicos, que levam à produção de suor e causam perda de água por evaporação. Outro ponto é que os equinos são extremamente exigentes quanto à qualidade da água. Assim, a mudança de ambiente – e, consequentemente, da fonte de água – pode ser mais um estímulo para que parem de bebê-la”, alerta o médico-veterinário Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para a espécie no Brasil.

“A sudorese em equinos é um tópico extremamente importante. E até mesmo curioso, porque, diferentemente do que ocorre em humanos, o estímulo de sede não aumenta proporcionalmente à água perdida através do suor. Isso acontece porque, nessa espécie, o suor é isotônico, ou seja, conforme os cavalos suam, os fluidos do seu corpo não ficam mais concentrados. Isso porque a quantidade de eletrólitos perdida no suor dos cavalos é maior. Portanto, além de demorarem mais para ter um estímulo central de sede, ainda apresentam maior perda de minerais importantes por meio da sudorese”, complementa o médico-veterinário.

Em média, um cavalo adulto de 500 quilos pode ingerir de 20 a 50 litros de água por dia, mas esses valores podem variar consideravelmente de acordo com idade, prenhez, intensidade da atividade física exercida, transporte, umidade do ar, temperatura externa e dieta. Esses fatores interferem na quantidade de água demandada pelo organismo e a quantidade que é perdida para o ambiente.

“Diante desse desafio, é preciso estimular o consumo de água pelos equinos. Afinal, animais atletas em competições podem perder de 5 a 12 litros de água por hora apenas pelo suor, o que acarreta na redução de eletrólitos, elementos importantes para diversas funções orgânicas e necessários para compensar as perdas energéticas causadas pelo esforço físico”, salienta Ricardo Moraes.

Um importante aliado na prevenção da desidratação é o oferecimento de suplementos eletrolíticos, que estimulam o consumo da água, evitando complicações como cólicas por compactação, causadas por alimentos ingeridos que ficam “ressecados” no organismo e obstruem porções do intestino. “A suplementação atua na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. Desse modo, ajuda a garantir o equilíbrio hidroeletrolítico dos animais expostos a condições de clima quente e rotinas intensas de treinos e competições. Os eletrólitos têm um papel fundamental no estímulo da sede, já que aumentam a osmolaridade plasmática e fazem com que o animal passe a consumir água espontaneamente, o que é essencial para reposição dos fluidos perdidos. Deve-se focar especialmente na reposição dos conhecidos macrominerais, eletrólitos que são demandados em grande quantidade pelo organismo equestre, como sódio, potássio, cloro, magnésio e cálcio, além de também ser recomendado oferecer, conjuntamente, aminoácidos que são mais consumidos durante situações estressoras, como glicina e glutamina, além de componentes energéticos e ergogênicos, como a maltodextrina e betaína, respectivamente, especialmente para animais em prova.”, complementa o especialista.

A Vetnil conta com uma linha de suplementação eletrolítica para equinos, com destaque para Eletrolítico®, Eletrolítico® Booster Cenoura e Eletrolítico® Booster JCR. O uso é recomendado de 4 a 6 horas antes da atividade física, podendo ser repetido durante e após as práticas. Em todos os casos, é essencial que, após a ingestão do suplemento, os cavalos tenham acesso à água fresca, que deve ser limpa e ficar sempre à disposição do animal. “Levando em conta que os equinos são altamente perceptivos em relação a odores, o líquido não pode ter sulfatos, tanino, vegetação em decomposição, algas ou subprodutos de microrganismos”, orienta o gerente de marketing de equinos da Vetnil.

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.