Descomplicando a obra: Celite orienta sobre a instalação correta da bacia com caixa acoplada

Conhecer o passo a passo do processo é fundamental para quem deseja acompanhar a instalação feita pela mão de obra especializada e se certificar de um excelente resultado;

 

Facilitando a vida dos consumidores, as bacias sanitárias Celite são vendidas em forma de kit contendo todas as peças necessárias para a sua instalação

A instalação correta da bacia sanitária é um fator importante para evitar maus odores no banheiro, vazamentos e danos permanentes ao produto. | Foto: Divulgação Celite

Com uma infinidade de tutoriais sobre qualquer assunto ou técnica disponíveis a um clique de distância na internet, os processos de instalação de produtos têm parecido cada vez mais descomplicados. Com a popularização das instruções em vídeos e blogs, milhares de pessoas se sentem encorajadas a dispensar a mão de obra especializada e encarar os vídeos de DIY (Do it yourself) para fazer a instalação de torneiras, luminárias, espelhos e até mesmo bacias sanitárias.

 

Apesar de parecer simples, um processo de instalação de bacia sanitária realizado de maneira incorreta pode trazer problemas sérios para o banheiro, como vazamentos, infiltrações, mau cheiro e até mesmo danos permanentes ao produto. Por isso, conhecer minuciosamente as etapas de instalação é fundamental para quem deseja acompanhar todo o processo e se certificar que a mão de obra especializada está seguindo todos os passos corretamente.

 

Pensando nisso, a Celite, marca que entende o DNA do banheiro brasileiro, orienta sobre o que deve ser levado em consideração no momento da instalação da bacia sanitária. Confira!

 

Kits de instalação

Para facilitar a vida dos consumidores, a Celite disponibiliza a bacia VIP no formato de kit. Assim, uma única embalagem contempla bacia, caixa acoplada com sistema Smart Clean®| Harpic, assento e itens para a correta instalação como flexível, parafuso de fixação e anel de vedação. | Foto: Divulgação Celite

O primeiro passo para a instalação da bacia sanitária deve ser a reunião e verificação de todas as peças necessárias para instalação. Faça um check list para não esquecer de nenhum parafuso ou anel de vedação.

 

Agregando praticidade aos momentos finais de obras e reformas, a Celite conta com kits de bacias sanitárias com soluções completas para a instalação. “Sem dúvidas é uma inovação que facilita a vida do consumidor. Ao adquirir o kit, em uma única embalagem, o consumidor tem tudo que precisa para a instalação da bacia sanitária”, conta Bruno Silva, gerente de produtos da Roca Brasil.

 

Os kits Celite são compostos pela bacia sanitária, caixa acoplada, kit de fixação, anel de vedação, assento e flexível, para a entrada de água.

Atenção às medidas

Além das questões que envolvem a tubulação, também é importante se atentar às dimensões recomendadas para a instalação correta da bacia sanitária. | Foto: Divulgação Celite

A primeira metragem a ser considerada é a do centro do ponto de esgoto: para as peças com caixa acoplada, o centro do ponto de esgoto deve ter 30 cm de distância da parede acabada.

A bacia com caixa acoplada deve ter 30 cm de distância da parede ao centro do ponto do esgoto | Foto: Divulgação Celite

No que se refere à altura da entrada da água, o flexível que alimentará a caixa acoplada deve ser instalado a 20 cm do piso acabado.

A altura da entrada de água deve ser de 20 cm do piso acabado | Foto: Divulgação Celite

O ponto de alimentação de água deve estar 15 cm à esquerda do centro do ponto de esgoto. Desta forma, evita-se a proliferação do mau cheiro e possíveis vazamentos.

A distância da entrada de água com o centro do ponto do esgoto deve ser de 15 cm | Foto: Divulgação Celite

No momento da instalação, também é imprescindível que haja a conferência do nível em que o tubo do esgoto está instalado. O tubo deve estar no mesmo nível ou apenas 1 cm acima do nível do piso acabado – nunca abaixo. Desta forma, é possível instalar corretamente o anel de vedação.

Para que haja uma boa vedação, o tubo do esgoto deve estar no mesmo nível ou até 1 cm acima | Foto: Divulgação Celite

Posicionando e fixando a bacia

 

O próximo passo para a instalação é posicionar a bacia juntamente ao ponto de esgoto para marcar os pontos onde serão feitos os furos para a fixação da peça. Posicione a bacia até sentir que ela encaixou corretamente ao tubo. Para facilitar o trabalho, trace uma marcação no centro do furo da bacia e marque a posição em que será feita a fixação. Repita o processo do outro lado.

Após a marcação, retire a bacia e antes de fazer o furo, meça 4,5 cm em direção ao tubo de esgoto e marque um novo ponto de referência. Esta medida servirá como tolerância para a espessura da louça com a base de fixação.

“No momento da furação, é recomendado que se utilize uma broca de 10 mm, mas para não danificar o piso, recomendamos que se inicie o furo com uma broca menor e vá aumentado a espessura até chegar aos 10 mm”, orienta Matheus Maretti, especialista técnico da Roca Brasil. Após o furo, é o momento de colocar as buchas da base de fixação. Em seguida, coloque a base de fixação e parafuse utilizando um parafuso de 10 mm.

 

Após este passo, é o momento de instalar o anel de vedação, que é o responsável por evitar que o mau cheiro da tubulação de esgoto volte ao banheiro. A peça deve ser instalada diretamente na bacia e logo após no tubo de esgoto. É importante retirar o papel de proteção que envolve o anel e também o papelão que está na parte interna, em seguida, acople bem a massa e só depois encaixe a bacia no tubo do esgoto. Confira também se a bacia sanitária está nivelada com o piso, para impedir o retorno dos gases para o banheiro.

O anel de vedação tem o papel de evitar que o odor retorne da tubulação do esgoto. Este modelo, com guia, facilita a instalação | Foto: Divulgação Celite

Após este passo, é o momento de posicionar a bacia sanitária e parafusá-la na posição demarcada. Uma dica de Celite é posicionar e fixar os parafusos aos poucos, intercalando os lados, para evitar que a bacia fique desalinhada. “Com a bacia sanitária desalinhada, corre-se o risco de vazamentos e até mesmo de danos permanentes ao produto, como rachaduras e trincas”, destaca Matheus Maretti.

 

Instalando a caixa acoplada

Base quadrada, bojo arredondado, fina espessura do assento e alta tecnologia são alguns dos atributos que marcam o design da bacia com caixa acoplada Celite Slim | Foto: Divulgação Celite

Para a instalação da caixa acoplada é necessário o gasket de vedação e os parafusos de fixação. O gasket é instalado na saída de água da caixa acoplada e logo após a sua instalação já é possível encaixá-la na bacia sanitária. Ao utilizar os parafusos, não retire o anel de fixação que acompanha a peça, é ele quem vai garantir que não haja vazamentos na caixa acoplada.

 

Para fixar a caixa acoplada na bacia sanitária é importante seguir a mesma recomendação da fixação da bacia e pressionar o parafuso aos poucos, intercalando os lados ao apertar, para evitar desalinhamentos e danos à caixa. Após todos os passos de instalação, encaixe a tampa da caixa acoplada.

 

Instalação do flexível

 

O flexível é a peça responsável pela entrada de água na caixa acoplada. Com o auxílio de um veda rosca, que não acompanha o produto, passe cerca de 10 voltas na ponta do flexível que será rosqueado na parede (entrada de água). Este passo é de suma importância para evitar futuros vazamentos. Insira o flexível na canopla de acabamento e rosqueie a peça na entrada de água localizada na parede. Logo após, encaixe a peça na entrada de água da caixa acoplada. Utilize um alicate bomba d’água para facilitar o processo e fixar melhor o flexível.

 

Instalação do assento

Além da facilidade de retirar o assento durante os momentos de limpeza, as bacias sanitárias Celite contam com a tecnologia SoftClose®, que suaviza a queda do assento ao fechá-lo. | Foto: Divulgação Celite

O kit de instalação do assento é composto pela bucha de fixação, parafuso Philips, base de fixação quick release e peça de acabamento. É a base de fixação quick release que facilita a retirada do assento para limpezas periódicas.

 

Nesta última etapa, o primeiro passo é instalar a base de fixação na bacia. Após a instalação da base de fixação – a Celite orienta que não fixe 100% os parafusos neste momento – alinhe suas hastes com os furos do assento e encaixe. Após o encaixe, é importante verificar se o assento está totalmente alinhado à bacia. Estando alinhado, é a hora de fixar os parafusos de forma definitiva.

 

Após a conclusão de todo o processo de instalação, não se esqueça de verificar se a válvula de entrada de água está permitindo a reposição do selo hídrico de forma correta. A água do poço deve ter, no mínimo, 5cm de altura – cuidado que impede o retorno dos gases para o banheiro.

 

A Celite oferece também um tutorial completo em formato de vídeo, que pode ser acessado pelo link https://youtu.be/QQIfR-R84F4.

 

Sobre a Celite

 

Está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941.

 

Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, a Celite foi fundada em 1941, com o nome de Porcelite, em São Paulo. Em 1968, já como Celite, iniciou o processo de expansão para Minas Gerais, inaugurando fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a compra do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina. Em 1988, alçou o grande marco da internacionalização com a construção da Vila Olímpica de Seul e a exportação de peças para Estados Unidos, Canadá e Europa.

 

Adquirida em 1996 pelo grupo suíço Laufen, que em 1999 passou a pertencer ao grupo espanhol Roca, a Celite faz parte da Roca Brasil, líder no segmento nacional de louças sanitárias. E os investimentos nas plataformas continuam: em 2010, a plataforma de metais, em 2014 de móveis e, em 2018, a fábrica de assentos sanitários.

 

Nessa jornada, a marca acompanhou a velocidade do dia a dia, aprendendo com a história e se conectando com o futuro. Celite é atenta não só à realidade do mundo atual, como também compreende o comportamento dos brasileiros. A marca combina espírito jovem e a credibilidade dos consumidores que a acompanham há tempos. É essa trajetória, de companheirismo e inovação, que permite democratizar a tecnologia e apresentar como o banheiro brasileiro.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.