Desafios e soluções para incorporação de novas tecnologias em saúde no Brasil serão debatidos em Brasília

Evento híbrido promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida traz discussões com especialistas, representantes do legislativo e executivos do setor de saúde

No Brasil, 80% das pessoas dependem exclusivamente dos serviços públicos disponíveis para realizar qualquer tipo de atendimento de saúde, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ou seja, o SUS (Sistema Único de Saúde) é prioridade para mais de 150 milhões de brasileiros e, mesmo quem utiliza a saúde suplementar, também recorre à rede pública para procedimentos que vão dos mais simples, como vacinação, até os mais complexos, incluindo transplantes. Isso torna o SUS o maior sistema de saúde do mundo, com um total de 190 milhões de pessoas atendidas.

Apesar do reconhecimento mundial na qualidade dos serviços prestados à população, esse sistema e outros órgãos que cuidam da saúde pública brasileira não conseguem dar conta desse contingente e precisam de investimentos constantes em infraestrutura, capacitação profissional, cobertura de medicamentos e inovações em tecnologia para continuar expandindo e atender a todos.

Um dos grandes problemas enfrentados atualmente é a incorporação de tecnologias para que os novos produtos e serviços de saúde cheguem, de fato, à população. É sobre esse assunto que a Edição Especial Global Forum – Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde vai tratar nos dias 28 e 29 de junho, em Brasília (DF). Promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), o evento contará com a participação de especialistas e gestores dos setores público e privado de saúde, representantes do legislativo, membros do Comitê Científico do LAL e profissionais do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), parceiro institucional no fórum.

O evento será híbrido, com a participação presencial do público e transmissão online dos painéis de discussão. Em pauta, estarão os principais desafios enfrentados pelas instituições públicas relacionados ao acesso dos pacientes às inovações, os caminhos possíveis para a desburocratização e ampliação do atendimento, os processos de distribuição dos financiamentos nas esferas federal, estadual e municipal, e as possíveis ações para incentivar o maior interesse da sociedade em cobrar soluções.

“Precisamos discutir esse tema com foco na jornada dos pacientes, desde o diagnóstico até o tratamento. Se não resolvermos questões básicas, como faremos para melhorar o sistema de saúde, fazendo com que o acesso dos pacientes seja real dentro de uma boa gestão?”, destaca Marlene Oliveira, presidente do Instituto LAL. Para a empreendedora social, os problemas para disponibilizar o acesso dos pacientes às inovações são inúmeros e o envolvimento de todos é fundamental nessa questão. “Enfrentamos uma série de gargalos e desafios que impactam diretamente no acesso dos pacientes a um tratamento adequado. Precisamos colocar a experiência do paciente no cerne dessa discussão”, afirma.

Desafios e sugestões

No dia 28 de junho, o evento começa com a apresentação dos compromissos do Global Forum para enfrentar os desafios e apresentar possibilidades para o cenário da incorporação de novas tecnologias à saúde pública do Brasil. Entre os destaques do fórum, estão:

  • Pesquisa inédita: Apresentação da pesquisa desenvolvida pelo Centro de Regulação de Democracia do Insper, parceiro do LAL, que coordenou o Grupo de Trabalho dedicado ao tema. O documento não só traz um panorama do cenário de incorporação de tecnologias em saúde no Brasil, como apresenta uma abordagem inédita sobre esse importante assunto. A coordenadora de Gestão em Pesquisa do Insper, Vanessa Boarati, e a professora de Direito do Insper, Natália Vasconcelos, apresentarão o resultado do estudo. A abertura contará também com a participação de Lucas Correa, especialista em políticas públicas, regulações e tendências do setor da saúde.

  • Incorporação no SUS e na Saúde Suplementar: O painel vai tratar da incorporação de novas tecnologias, desafios enfrentados e como dar acesso aos pacientes. Nesse debate, estarão a deputada federal, presidente da Frente Parlamentar em Prol da Luta contra o Câncer e relatora da Comissão Especial de Combate ao Câncer, Silvia Cristina; a gerente-geral de Regulação Assistencial da DIPRO/ANS, Ana Cristina Marques Martins; a oncologista Sabina Bandeira Aleixo; o presidente da Abramge, Renato Freire Casarotti; o vice-presidente da Interfarma, Eduardo Calderari; e o diretor do Sindusfarma, Bruno Abreu.

 

  • Financiamentos do SUS: Especialistas vão abordar os financiamentos da rede pública nas três esferas de poder, questões orçamentárias e a otimização de recursos. Para discutir o tema, estarão o deputado federal e presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer, Weliton Prado; o advogado Henrique Frizzo, do escritório Trench Rossi Watanabe; o ex-ministro da Saúde Nelson Teich; o secretário executivo do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass) e Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nesio Fernandes de Medeiros Junior; e o coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos no Setor de Saúde (FEA-USP), Marcelo Caldeira Pedroso.

  • Acesso dos pacientes às inovações: No segundo dia do evento, a jornalista e diretora do portal Futuro da Saúde, Natalia Cuminale, apresenta o primeiro painel sobre a crescente inovação tecnológica e os desafios da incorporação. Serão abordadas soluções que estão por vir para revolucionar os tratamentos de doenças como o câncer, problemas cardiovasculares e outras patologias raras, no setor privado e público, além das tecnologias aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) e como promover o acesso dos pacientes. Estão confirmadas as presenças do presidente da Bristol Myers Squibb, Gaetano Crupi; do diretor da Roche Pharma Brasil, Antônio Carlos Matos da Silva; do diretor da Novartis, Leandro Fonseca; da diretora da MSD Brasil, Marcia Abadi; da diretora da Janssen, Gabriela Almeida; e do diretor de nutrição especializada da Danone, Arthur Lorenzetti.

Para encerrar o evento, Marlene Oliveira participa da conversa sobre as reflexões e os caminhos a serem traçados, com parlamentares, a coordenadora de Gestão em Pesquisa do Insper, Vanessa Boarati, e o oncologista Igor Morbeck, membro do Comitê Científico do LAL. A presidente do instituto acredita que as soluções dependem do envolvimento de todos os interessados e o fórum será uma ótima oportunidade para mostrar a relevância do assunto, trazendo pontos importantes para desmistificar os processos dentro da cadeia de incorporação das tecnologias. “A participação de todos é fundamental para entendermos melhor as questões que envolvam o financiamento, a otimização de recursos, a desburocratização e, principalmente, o maior engajamento da sociedade. O fórum será importante para expormos com clareza quais são os papéis de cada um dos envolvidos nesse processo.”

Para conferir a programação completa da Edição Especial Global Forum – Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde, clique aqui. As inscrições podem ser feitas em https://bit.lyjwJ.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.