Cultura indígena é celebrada com mostra de filmes, palhaçaria, roda de conversa e exposição

Atividades fazem parte do encerramento da mostra fotográfica Brasil Krahô -Filhos do Cerrado, que acontece no Memorial dos Povos Indígenas

 

A exposição Brasil Krahô – Filhos do Cerrado do fotógrafo Leopoldo Silva, que está aberta para visitação no Memorial dos Povos Indígenas desde 5 de maio, encerra neste fim semana.

Para celebrar a cultura indígena, o último fim de semana da mostra vai promover uma programação extensa com exibição de filmes, apresentações de palhaçaria e rodas de conversa. Todas as atividades vão contar com representantes dos índios Krahô, que são os grandes homenageados da exposição.

Os indígenas irão apresentar os elementos da cultura Krahô, interagir com artistas da cidade e com o público interessado. Entre as atrações estarão presentes: Ismael Ahpracti Krahô, o tradicional palhaço sagrado, Hotxua da cultura Krahô, Valdo Hawyt Krahô e Tereza Teprâhkwyj Krahô, cantores tradicionais.

Na programação de sexta a domingo à tarde serão exibidos filmes já realizados anteriormente sobre os Krahô, com a presença dos indígenas para conversar com o público.

Na sexta à noite, a programação contempla uma grande roda para conversar sobre a cultura Krahô , com José Dielson Cuxy Krhô, professor indígena da cultura e a perspectiva dos indígenas para o Brasil e o lançamento do livro “O amanhã é tribal”, dos autores   Fernando Schiavini, indigenista premiado pelo seu trabalho de recuperação das sementes tradicionais indígenas junto ao povo Krahô do Tocantins e Paulo Cesar Araújo, presidente do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, que mobiliza todos os anos a sociedade para plantar um milhão de árvores. Ambos designados “ipantus”, título honorário de indígena Krahô.

No sábado de manhã, o Hotxua, palhaço tradicional Ismael Ahpract Krahô, vai brincar com os atores palhaços de Brasília: José Regino, Ana Flavia Garcia e Tico Magalhães e, em seguida conversar sobre o riso e a graça na cultura Krahô. No domingo, os cantores Krahô, Valdo Hawyt e Tereza Teprâhkwyj, vão demonstrar a cantoria tradicional com a maraca e convidar a todos a participar da dança de encerramento de festa, ao estilo Krahô.

 

Serviço

Exposição fotográfica Brasil Krahô – Filhos do Cerrado

Visitação até 12/06

Das 9h às 17h

Local: Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa)

Brasília – DF

Em trada gratuita classificação livre

 

Programação:

 

Sexta (11/06)

17h as 18h – O Brasil Krahô – com o professor indígena José Dielson Cuxy Krahô.

19h as 21h – Roda de conversa e lançamento do livro “O amanhã é tribal”.

Com os Krahô, Ismael Ahpract, Valdo Hawyt, Tereza Teprãkwyj e os autores do livro, Fernando Schiavini e Paulo Cesar Araújo.

15h as 17h – Mostra de vídeos seguida de conversa com os artistas Krahô e convidados.

 

Sábado (11/06)

Das 10 às 13h – O Palhaço Krahô. Demonstração e roda de conversa com Hotxuá Ahpracti Krahô e participação dos atores palhaços José Regino, Ana Flávia Garcia e Tico Magalhães.

15h as 17h – Mostra de vídeos seguida de conversa com os artistas Krahô e convidados.

 

Domingo (12/06)

Das 10h às 13h – Cantoria Krahô. Demonstração e roda de conversa, com participação de Tiago Mória. Com Valdo Hawyt Krahô e Tereza Teprâhkwyj Krahô.

15h as 17h – Mostra de vídeos seguida de conversa com os artistas Krahô e convidados.

 

Mostra de vídeos:

De 10 a 12/06 – Sexta a domingo – Das 15h as 17h

·        Amijkin Krahô. Video-foto de Leopoldo Silva. Ano 2015.

·        Hotxua. Direção de Leticia Sabatella. Filme – documentário de longa-metragem que apresenta a arte cênica do palhaço sagrado Krahô, protagonizado por Ismael Ahpracti Krahô. Realização: Pedra Corrida Produções, 2011.

·         Povo Krahô (Híbridos, the Spirits of Brazil). Curta-metragem. Um filme de Vincent Moon & Priscilla Telmon/ Petites Planètes. Curta metragem apresenta o canto coletivo do povo Krahô.

·        História da miçanga entre os Krahô. Curta-metragem. Narrativa realizada pela cantora Xa Kwyji. Realização: Centro Cultural Kàjre, Grupo Mentwajê, Prodocult Krahô. Ano 2015.

·        O artesanato Krahô. Curta-metragem. Realização Centro Cultural Kajrè e Grupo Mentuwajê.Ano 2004.

Saiba mais

Fotos de divulgação: Leopoldo Silva

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui