Cozinha retrô: veja como criar esse ambiente a partir de pastilhas e cerâmicas

 

A Cerâmica Atlas mostra como criar uma decoração repleta de beleza e nostalgia com inspiração nas décadas anteriores

O piso da cozinha possui as cerâmicas decoradas Salé (OMD16110), no formato 20×20 cm, com inspiração em ladrilhos hidráulicos / Divulgação Atlas

Para os apaixonados pela decoração à moda antiga, a boa notícia é que os ambientes retrô estão em alta! Diferente do vintage, que resgata elementos de design originais, o estilo retrô apresenta peças novas, mas com um visual que remete às boas lembranças das casas antigas, como das décadas de 60, 70 ou 80, por exemplo. Enfim, é uma mistura entre nostalgia com toques de modernidade.

 

Cerâmica Atlas, com 5 décadas de história, líder no segmento de pastilhas de porcelana e cerâmicas grés de pequenos formatos, traz inspirações de peças e ambientes em que é possível reviver essas emoções. O ambiente escolhido é a cozinha, um dos espaços que mais remete às memórias afetivas, como as lembranças das refeições preparadas pelas mães ou avós.

Projeto de cozinha da arquiteta Pati Cillo com as pastilhas Anguilla (SG15399) e Barents (M6329), no formato

5cm x 5cm / Foto de Luis Gomes

O charme das pastilhas

Não tem como pensar em décor vintage ou retrô sem lembrar delas! Muito populares nas decorações de casas e apartamentos, tanto nas áreas internas como externas, as pastilhas marcaram presença na história de muitas famílias. E, provavelmente, a Cerâmica Atlas também! Para quem deseja reviver esse tipo de decoração, atualmente, a empresa disponibiliza mais de 93 modelos de pastilhas, em diferentes formatos – 2,5cm x 2,5cm; hexagonal (2,65 cm); 2,5cm x 5cm e 5cm x 5cm. O melhor de tudo é que as peças têm fácil limpeza e manutenção, além de combinarem com outros revestimentos!

Projeto do escritório Andrade e Mello Arquitetura com as pastilhas Areia (M4330), no formato 5cmx 5cm e Rubi (SG8409), no formato 2,5cm x 2,5cm / Fotos de Luis Gomes

Personalização: Que tal fazer desenhos com as pastilhas? Quem compra as peças em butiques especializadas notará que elas vêm reunidas por pontos de cola, como o sistema Drop-System, formando placas e, assim, agilizando a instalação em pisos e paredes. A customização consiste em ‘desmontar’ a placa, depois do projeto bem definido, e retirar as pastilhas para um trabalho artesanal, em que elas serão colocadas uma a uma até formar um desenho específico. Para que o resultado fique perfeito, o ideal é buscar profissionais especializados nesse tipo de serviço manual.

Composição das pastilhas de porcelana Melissa (M6413) e Barents (M6329) em que foram criados delicados desenhos / Divulgação Atlas

Muita cor!

Quem viveu nas décadas anteriores, ou que pelo menos assistiu vídeos de época, com certeza sabe que as casas eram muito coloridas. Por isso, quem deseja trazer de volta toda essa alegria para a cozinha, poderá contar com a ampla paleta de cores da Atlas, que disponibiliza diversos tons diferentes para pastilhas e revestimentos cerâmicos.

Ambiente com as pastilhas Açores (SG8010), no formato 5cm x 5cm / Foto de Guilherme Gongra

Diversas cores de pastilhas da Cerâmica Atlas / Divulgação Atlas

Candy Colors

Outra tendência dos anos 60 e 70 que retornou nos últimos anos foi a inclusão dos tons pastel e mais suaves para o décor, geralmente com inspiração nas cores de balas e chicletes, conhecidos como “Candy Colors”. Pisos e paredes das cozinhas podem ganhar delicadeza e personalidade com esse tipo de decoração.

Revestimentos Líquen (OM15640) e Calla (OM15647), no formato 20cm x 20cm / Foto: Luis Gomes

Desenhos e estampas

Quem não recorda das residências repletas de azulejos decorados? Ou quem sabe os belos ladrilhos hidráulicos em décadas ainda mais distantes? A Cerâmica Atlas acaba de lançar a sua primeira linha de revestimentos decorados, que com certeza, irá trazer boas recordações! “A partir de desenhos leves, a coleção conta com 10 modelos cerâmicos, que permite a harmonia com diversos ambientes e propostas“, revela a diretora Cristina Ricciardi Brisighello.

Decoração e história: Revestimentos decorados da Cerâmica Atlas, que lembram ladrilhos hidráulicos e, também, fazem uma homenagem aos azulejos e pisos marroquinos. Nas imagens, os modelos Rabat (OMD16107), Taza (OMD16188) e Safi (OMD16117), no formato 20cm x 20cm / Divulgação Atlas

Brilho

Assim como a cor foi febre na decoração, as peças esmaltadas – como azulejos, panelas e acessórios de cozinha, em geral, também fizeram parte de diversas gerações. Sendo assim, as pastilhas da Cerâmica Atlas recebem um esmalte reativo, que se trata de um produto de alta qualidade, que passa por uma reação química durante a queima e garante um visual artesanal e duradouro.

Pastilhas repletas de brilho e cores vivas / Divulgação Atlas

Pisos preto e branco

Esse também é outro clássico da decoração. Uma combinação tão elegante que se torna atemporal! Quem não se lembra das lanchonetes norte-americanas dos filmes, que inspiraram a decoração de muitas cozinhas por décadas? Para tornar a decoração atemporal, a Cerâmica Atlas possui cerâmicas em branco e preto para a criação de um mix interessante e, também, na sua linha de revestimentos decorados, lançou o modelo Fes, que garante charme para o piso da cozinha.

Na primeira foto, a combinação entre os revestimentos cerâmicos Marfim (OM5029) e Nero (OM15287), no formato 20cm x 20cm (Foto de Luis Gomes). Na segunda imagem, o revestimento decorado Fes (OMD16116), no formato 20cm x 20cm / Divulgação Atlas

Revestimentos escuros em contraste com eletrodomésticos coloridos também criam harmonia com o estilo retrô. Na foto, o revestimento Nero (OMD15287), no formato 5cm x 10cm / Foto de Guilherme Gongra

Sobre a Cerâmica Atlas

Fundada nos anos 60 por Geraldo Ricciardi, empresário de grande visão e ousadia, a Cerâmica Atlas é líder nacional no segmento de pastilhas de porcelana e cerâmicas grés nos pequenos formatos. Em mais de 57 anos de trajetória, alcançou alto nível de qualidade, volume, variedade de formatos e cores, atributos reconhecidos pelo mercado brasileiro e internacional. Sua ampla expertise no desenvolvimento de pastilhas e cerâmicas, faz com que, os produtos estejam nos principais projetos de fachadas, piscinas e ambientes residenciais internos e externos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui