Como se preparar para a redação do ENEM? Professor de Português dá dicas infalíveis para um texto nota mil

 

 

Com a pandemia muitos estudantes acabaram com a rotina de estudos desorganizada. Mas os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio devem ter em mente que nunca é tarde para começar a estudar. Com um bom cronograma, é totalmente possível recuperar o tempo perdido e ter chances de tirar uma nota satisfatória no exame.

Um dos objetivos de muitos estudantes é tirar nota máxima na redação, porém poucos conseguem. Para se ter uma ideia, na edição de 2021, somente 22 candidatos alcançaram os mil pontos.

Para dar uma força para quem está se preparando para o Exame, o professor de Português Wanderson Melo separou algumas dicas com estratégias de preparação, sugestões de temas  e orientações sobre o que não fazer na prova.

Para o especialista, a dica principal é ler muitos jornais e montar uma estratégia para a hora da prova. “A sugestão é que se busque relacionar os atuais temas sociais a aspectos filosóficos, sociológicos e históricos. É item de cobrança a citação de outras áreas do saber à redação”, explica.

O especialista separou os erros mais comuns cometidos pelos alunos na preparação para redação, confira:

“São vários erros comuns. Um erro muito cometido é em relação à conclusão. O Enem exige uma forma específica dessa parte do texto. É preciso que o candidato coloque proposta de intervenção, a qual deve ter 5 elementos: ação (o que ocorrerá); agente (quem fará); modo (como fará); efeito (para quê); detalhamento (exemplos e explicação). É preciso treino para atingir a pontuação máxima quanto à conclusão. Outro erro comum é a fuga de tema. Muitos candidatos não conseguem desenvolver o tema da maneira correta. Isso, claro, prejudica muito a nota do candidato”.

O que não fazer na prova de redação?

Não se devem pular linhas. Ainda, é preciso que o candidato saiba dividir o texto em, pelo menos, 4 parágrafos (introdução, dois de desenvolvimento e conclusão). Ainda é proibido o texto ter menos de 7 linhas

Para a prova de 2022, quais temas estão em alta na sua opinião e que o aluno não pode deixar de estar por dentro? 

Creio que poder da informação (e a relação disso com os grupos sociais) é um bom tema. Ainda, aspectos da saúde e democracia são importantes.

Qual a estrutura ideal de uma redação nota 1000 no Enem?

O candidato precisa apresentar 5 quesitos: a) demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; b) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; c) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; d) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e) elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui