Combustíveis em empresas. É preciso autorização?

Saiba as vantagens de contratar uma empresa especializada nesse processo

Crédito: Freepik

A alta nos preços dos combustíveis vem chamando a atenção não só no Brasil como também no mundo. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia está diretamente ligada a essa alta. A pergunta que se faz é: Por que o Brasil, sendo praticamente autossuficiente na produção de petróleo, está sofrendo com o aumento no preço dos combustíveis e até com as ameaças de falta de diesel? Entender a composição dos preços desses produtos não é tarefa fácil, contudo, sabemos que existem muitas variáveis, tais como os impostos federais e estaduais. Vale lembrar ainda que há outros componentes na composição da gasolina, do diesel e do etanol como o álcool anidro e os biocombustíveis que terão variação de preço de acordo com as safras.

“Atualmente a política de preços do Brasil está atrelada a dois fatores, variação do preço do produto no mercado internacional e à cotação do dólar” complementa Darci, idealizador da Sophos Engenharia e Consultoria.

Embora a substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis renováveis já seja uma realidade, nosso planeta ainda depende muito deles para que continue se movimentando. Além dos veículos automotivos, indústrias, embarcações e, em alguns países, a própria energia elétrica depende dessa fonte de energia.

Pensando nisso, cuidar da segurança dos locais que manejam esses produtos como postos de abastecimento, indústrias, transportadoras, aeroportos, postos de abastecimento náutico, montadoras é uma tarefa que requer pessoas especializadas e conscientes das normas de segurança vigentes.

Para que se possa entender melhor os Postos de Combustíveis ou abastecimento são locais de comercialização dos produtos derivados de petróleo, não só gasolina, álcool e diesel, como também lubrificantes para troca de óleo de motor, câmbio, freio e líquido de arrefecimento entre outros, ou seja, é um estabelecimento comercial e, enquanto tal, é aberto ao público. E um Ponto de Abastecimento (PA) é um local para abastecimento particular, não há venda direta ao consumidor, geralmente são instalados em garagem de transportadoras de pessoas ou cargas, em indústrias, dentre outros.

Segundo o engenheiro civil Darci Noboro Inonhe,  da Sophos Engenharia e Consultoria, os postos e pontos de combustíveis precisam de autorização para instalação e, consequentemente, para funcionamento. “O primeiro precisa de autorização do órgão ambiental e das prefeituras municipais, além da segurança contra incêndios, que geralmente são os Bombeiros que fornecem o alvará. Já os Pontos de Abastecimentos por estarem relacionados a diversas atividades do setor privado necessitam das documentações já citadas anteriormente, porém, com algumas ressalvas, pois dependerá do tamanho do empreendimento e das quantidades de combustíveis armazenadas”, explica o engenheiro.

Indústrias em Geral, Transportadoras, Aeroportos, Posto de Abastecimento Náutico, Montadoras e, além destas, TRR´s (Transportador Revendedor Retalhistas) e outros locais onde há geradores movidos a combustíveis, também necessitam de autorização.

Para otimizar esse processo, é interessante investir na contratação de uma empresa especializada como a Sophos Engenharia, as vantagens são:

1 – Viabilidade técnica-comercial – é a verificação da possibilidade de construção e/ou instalação do empreendimento no espaço/local pretendido;

2 – Construção dentro das normas padrão, regulamentos e legislações vigentes, diminuindo, assim, a possibilidade de embargos e fechamentos;

3 – Economia na construção, contratação de serviços, materiais e mão de obra adequadas para a execução das etapas das obras do empreendimento;

4 – Padrão de qualidade na execução dos serviços, com a assessoria e consultoria para verificação, na obra, dos serviços executados.

As empresas especializadas no trato com combustíveis e lubrificantes são capazes de desenvolver todo o processo necessário para montar, monitorar e/ou adequar qualquer base de abastecimento. “Vale lembrar que, além da obtenção das licenças Prévia, de Instalação e de Operação, existem várias normas a serem cumpridas e treinamentos a serem realizados, tendo em vista a segurança de todos os envolvidos na operação desses produtos, bem como dos clientes desses locais, no caso dos postos de combustíveis”, finaliza.

Sophos Eng. e Consultoria

Instagram: @sria

Rua  Carrão

Site: www.s

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui