Com a natureza como inspiração, ambiente que instiga os cinco sentidos marca o espaço da Plantar Ideias na CASACOR São Paulo 2022

Intitulado Sol:.Ar, projeto arrojado do escritório de arquitetura explora a sensorialidade dentro de um espaço onde a natureza e a tecnologia se mesclam em harmonia

Felipe Stracci e Luciana Pitombo, dupla de arquitetos responsáveis pela Plantar Ideias, propõem diversas ideias aplicáveis em ambiente imersivo na 35ª edição da CASACOR, que neste ano acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, São Paulo. | Foto: Julia Ribeiro

O espaço idealizado pelo escritório de arquitetura e paisagismo Plantar Ideias é a prova de como é possível criar ambientes que façam releitura de uma paisagem natural dentro de um espaço edificado e urbano. Quem se inspirar no seu espaço criado para CASACOR São Paulo 2022, que acontece na Avenida Paulista, coração da metrópole paulistana, terá inúmeras ideias replicáveis, como terrários, biombos, móveis e a técnica de instalação de pisos, iluminação e muito mais. Para recriar o ar natural, topografias foram empregadas em MDF cortado em CNC, aplicado sobre um piso que remete aos pátios de antigas casas com maxi-cacos de cerâmica e cimento queimado. A paleta de cores do ambiente projetado por eles é composta por tons terrosos e um Sol foi recriado com vidro.

Uma das propostas do local é criar, em quem estiver nele, uma experiência sensorial, tendo os cinco sentidos estimulados: o paladar pelo delicioso café, oferecido pela Starbucks®; o olfato através das folhas de eucalipto seco nos canteiros, aromatizando o ambiente; o tato com peças de palha; a visão pela composição harmônica no ambiente e de peças belíssimas e autorais, como sol sintético em furta-cor que ilumina todo o espaço e o bimbo orgânico de MDF, inspirado na obra “Os bichos”, da escultura brasileira Lygia Clark.

Intuindo ser um espaço de descompressão em pela mostra, além de uma arquibancada montada com uma chapa inédita da Duratex e espaço para recarregar o celular, em adição a arte arquitetônica, o espaço irá expor um mural confeccionado pelo artista congolês Lavi Israël, executado com tintas Coral.

 

Sobre o escritório Plantar Ideias

Plantar Ideias iniciou suas atividades em 2016 com atividades destacadas pelas diferentes escalas do design para as áreas externas e o propósito de criar objetos e lugares que promovam o bem-estar e contato com a natureza. Na busca do escritório, peças, lugares e cidades devem o equilíbrio entre a criatividade e a técnica, vem como a harmonia, leveza e a tropicalidade – seja no meio urbano ou natural, público ou privado.

O desenvolvimento do design dos projetos é único e leva em si a assinatura da tropicalidade brasileira combinada com a devida compreensão das necessidades e desafios que cada projeto se propõe. Na Plantar Ideias, acredita-se que definir o futuro de um lugar envolve um exercício coletivo, contextual e orientado por valores.

Através dos projetos, são afirmadas diversas perspectivas, disciplinas combinadas, intercâmbio aberto, profundo envolvimento com clientes e comunidades, comprometimento com a história e o contexto, curiosidade sobre novas formas de pensar e a criação com base em dados e tecnologias emergentes, que levam a um design mais forte.

Fundada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, os arquitetos uniram suas expertises de conhecimento técnico de projetos de arquitetura e elaboração de grandes projetos urbanos com know-how botânico e de paisagismo, desenvolvendo uma maneira de planejar e executar traduzida em abordagem mais sensível e apurada sobre as questões do meio natural e a construção da paisagem, seja ela por meio de um mobiliário, um jardim ou uma cidade. O desejo é o de conceber melhor espaços de convivência, lazer, descanso e aprendizado para as pessoas.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui