Cerca de 40 Unidades de Conservação do DF oferecem programação de lazer, cultura e educação ambiental

 

Ação faz parte da Campanha Um Dia No Parque, maior evento nacional de valorização das unidades de conservação

 

A maior ação de valorização de parques e reservas, chamadas Unidades de Conservação (UCs), será realizada dia 24 de julho por todo o país e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza.  Para isso, foi escolhido um dia no ano, no qual as UCs preparam uma programação especial.

 

No Distrito Federal, Brasília, Águas Claras, Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Planaltina e Guará terão em suas Unidades de Conservação, atividades diversas de contato com a natureza e de conscientização ambiental, para vários públicos.

 

Os visitantes poderão participar de atividades como trilhas, plantio de mudas, caminhada sensitiva e interpretativa com alongamento divertido e cantado; caminhada com dicas de fotografia com celular, ou com identificação botânica; caminhada com crianças com confecção de brinquedos com elementos da natureza; e visitas a monumentos históricos, entre outras.

 

Confira aqui  as atividades disponíveis na sua região.

 

Nas duas últimas edições, a ação foi on-line, por causa da pandemia de Covid-19. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, com atividades e eventos ao ar livre. A cada edição, cresce o número de UCs cadastradas, bem como a curiosidade dos visitantes, que muitas vezes moram próximo a um espaço protegido de conservação e não sabem. Para a diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, Angela Kuczach, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às  áreas protegidas. “É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.

 

A diretora para Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil, Karen Oliveira, lembra que o slogan desse ano é “De volta ao lar!”. “A natureza é a nossa casa, nosso lar e depois de dois anos sem poder desfrutar do refúgio do cotidiano que os parques nos oferecem é bom estar de volta. O Brasil tem um enorme potencial de ecoturismo e a campanha UDNP é esse momento de valorizar e aproveitar esse potencial”, comenta.

 

Como participar do Um Dia No Parque?

Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de suas casas por meio de um mapa interativo. Também dá para ficar por dentro da programação pelas redes sociais do Um Dia No Parque.

 

Coalizão Pró-UCs 

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui