A imagem de pessoas reconhecidas publicamente colabora com a reputação da marca e, consequentemente, impulsiona as vendas
São Paulo (SP), julho de 2023: Seja em programas de televisão, na internet ou nas mídias digitais, celebridades e produtores de conteúdo se tornam cada vez mais aliados de marcas que atuam em diversos setores. Pela visibilidade e alcance das publicações que englobam o dia a dia e parcerias pagas, famosos potencializam o poder de influência sobre opiniões, comportamentos, o que está em alta na moda e, até mesmo, na venda de produtos e serviços. Com base neste cenário, algumas empresas que atuam no mercado de Franchising investem em ações com foco neste tipo de profissional, para atingir um público-alvo diferenciado. Tais parcerias auxiliam de forma direta e indireta na tomada de decisão na compra e nas escolhas dos consumidores.
A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia, data e analytics, produziu um estudo sobre o marketing de influência e sua conexão com estratégias de performance. O documento aponta que no Brasil, até julho de 2022, existiam mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores (Nielsen) e que, só em 2022, mais de 40% dos brasileiros já compraram ou consumiram algo por influência de anúncios de celebridades ou influencers nas redes sociais.
Para se ter ideia, em 2022, pesquisadores da Universidade de Lisboa, em Portugal, publicaram um estudo científico que mostra que 81% das pessoas já visitaram um restaurante porque viram um influenciador compartilhar informações sobre o estabelecimento nas redes sociais. Este é o caso de Paula Maia, criadora do canal São Paula, presente no Instagram e no TikTok. A influenciadora publica vídeos diários de suas descobertas gastronômicas na capital paulista, ajudando seus mais de 110 mil seguidores a acharem novos lugares para aquele almoço em família ou um jantar mais formal. “Hoje o consumidor quer experiências e lugares instagramáveis. É uma nova realidade. E tento trazer essa perspectiva nos meus vídeos, mostrando que uma boa experiência pode ser até mesmo uma refeição tranquila em um cantinho típico grego ou nordestino. Para bares, cafés, restaurantes, lanchonetes e food trucks, por exemplo, a publicidade gratuita é bem-vinda, pois muitas vezes eles se beneficiam da popularidade repentina que suas marcas alcançam quando um vídeo de um influenciador viraliza”, explica a influenciadora.
Uma alternativa é investir em profissionais reconhecidos no nicho de atuação, para que se tornem garoto(a)-propaganda de uma determinada marca. Com pratos e bebidas apresentando novas propostas e trazendo o que há de melhor na culinária brasileira, a Água Doce Sabores do Brasil conta com um novo cardápio para melhorar a experiência de consumo e oferecer um mix de opções para todos os gostos durante as refeições. E esta novidade conta com a assinatura do chef Edu Guedes, que é conhecido por seu carisma, suas habilidades culinárias e pela participação em programas de televisão. O chef ganhou popularidade por sua abordagem descontraída e acessível na culinária e promete trazer uma nova cara para a comunicação de acordo com a nova estratégia da rede, com 80 restaurantes em diferentes estados brasileiros.
Outra opção para ter o impacto de uma celebridade é apostar em campanhas para presentear os clientes e criar uma aproximação ainda maior com a marca. O Divino Fogão, por exemplo, promoveu uma iniciativa para a campanha ‘Segredos de Família’ com Ana Hickmann. Em seu canal do Youtube, a apresentadora ensinou como preparar as receitas tradicionais da fazenda, as mesmas encontradas nas mais de 195 unidades da rede, espalhadas nos principais shopping centers do Brasil. Além de estar semanalmente dentro da cozinha da Ana, os clientes ainda concorreram a três prêmios de R$ 10 mil ao consumir um prato e um refrigerante nas lojas e responder na rede social oficial da marca a pergunta: Quais os segredos do Divino Fogão que te fazem conectar com suas memorias afetivas?.
Já o Mr Cheney, rede de cookies tipicamente americanos, promove campanhas com produtores de conteúdos em datas importantes ao varejo nacional, como Páscoa, Dia das Mães e Natal. As ações foram desenvolvidas em parcerias com canais que se destacam no TikTok e Instagram, como ‘Nerds Famintos’, ‘Eu sou a Lídia’ e ‘E aí bora’. O conteúdo de tais perfis representam uma ótima oportunidade para a marcas, pois os seguidores possuem muita similaridade com o público que a rede deseja atingir, incentivando a criação de novas ideias e temas diferenciados, tanto para novos quanto para aqueles que já são clientes e se tornaram defensores da marca. No Dia das Mães, por exemplo, foi possível analisar que houve um aumento considerável nas vendas após o lançamento do produto, graças à boa adesão e ao engajamento nas redes sociais dos influencers.
Atuando no Food Service, mas oferecendo cursos gastronômicos, o Instituto Gourmet é uma marca que investe em uma gama de influenciadores digitais, que tenham uma relação com o mercado alimentício. Aqui, aparecem nomes como Taciara Nascimento, Lúcio Rangel, Lucas Farias, Rebeca Khalliz, Bia Fraga e Natália Furquim.
Outros segmentos também se beneficiam da estratégia
Outras redes de franquias, que atuam fora do mercado de alimentação, também encontraram vantagens para promover o negócio visando um impacto positivo por meio de celebridades e influenciadores digitais. Veja quais são elas:
5àsec: A maior rede de franquia do segmento de lavanderias do Brasil, com mais de 530 pontos de venda em todo o território nacional, escolheu diferentes nomes para promover os serviços especializados no tratamento de roupas e produtos têxteis no Instagram e TikTok, para estimular o engajamento com o público-alvo da marca. Entre eles estão a jogadora de vôlei, Jaqueline Carvalho, com ações realizadas em 2022, e neste ano as iniciativas foram feitas pelo apresentador Celso Zucatelli, e a tiktoker, Aline Prieto. Os influenciadores abordam, de forma geral, sobre a limpeza de vários itens, as promoções vigentes no período e que quando se fala em roupa suja a solução é a 5àsec.
Bibi: Pioneira e maior rede no segmento de calçados infantis no Brasil, a Bibi conta com mais de 150 lojas, sendo mais de 130 delas no Brasil. A marca se coloca no lugar dos pequenos para desenvolver os melhores calçados e experiências para eles, utilizando estudos e tecnologias que promovem bem-estar e conforto, além de auxiliar no desenvolvimento infantil seguindo as premissas do propósito: fazer o bem, um passinho por vez. Com produtos voltados para crianças de até 9 anos, a marca possui duas influenciadoras que atuam como embaixadoras da marca, apresentando os lançamentos ao universo infantil, aos papais e mamães, sempre de forma lúdica e divertida. Uma delas é a mãe e atriz Fernanda Rodrigues e a outra é a pequena Luisa, mais conhecida como Lulu, que vem se destacando nas mídias sociais por sua inteligência e espontaneidade.
Casa do Construtor: A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina tem como garoto-propaganda Ciro Botini, famoso apresentador do extinto Shoptime, o primeiro canal de TV por assinatura dedicado às vendas da América Latina. Com um jeito peculiar de apresentar e responsável pelo bordão “Compre, Compre, Compre!”, a Casa do Construtor vislumbrou na figura de Botini a possiblidade de gerar identificação com o público 30+, que cresceu assistindo-o na TV. Para as propagandas da rede, o bordão foi adaptado para “Alugue, Alugue, Alugue!”. Com isso, ao mesmo tempo em que se resgatava uma “memória afetiva”, a intenção era gerar uma quebra de padrão, reflexão e até uma certa estranheza ao público, levando-o a pensar que se aquele que era referência ao incentivar o público a comprar, se rendeu às facilidades do aluguel, significa que esta pode ser uma excelente opção.
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Oral Sin: A maior rede de franquias de implantes dentários do País, com mais de 500 unidades em operação, tem como embaixador da marca desde 2019 o cantor Leonardo, marcando presença nos materiais institucionais, como o site e redes sociais, além de mídias on e off da rede. A escolha do empresário como representante da marca Oral Sin se deve por sua história de vida, de sua carreira de mais de 30 anos como um dos ícones da música sertaneja e, principalmente, pelo carisma com as pessoas.
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Peça Rara: A rede de franquias de brecho que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e atualmente tem 90 lojas espalhadas pelo Brasil. Integrante do Grupo Semenzato, a marca tem como sócia a atriz Deborah Secco. A Peça Rara aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social com o conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.