Em apartamentos e casas, independente da metragem e a configuração do layout, as áreas sociais evocam a convivência, celebração e momentos felizes. Tanto em família, ou com convidados, esses ambientes, geralmente integrados, englobam sala de jantar e estar, varanda, área gourmet e o cantinho responsável pela satisfação de todos: o bar ou adega.
No ensejo de enaltecer o prazer de degustar as mais diversas bebidas, ambos podem estar juntos (ou separados), assim como marcar presença em diferentes pontos, que geralmente acompanham as preferências do morador, a área disponível e o tamanho do acervo. No intuito de melhor compreender a composição de bares e adegas no décor de interiores, conversamos com a arquiteta Daniela Funari. De acordo com ela, é bastante comum que seus clientes o elejam como o local preferido do imóvel, pois junto com o apreço de degustar os rótulos, o contexto inspira personalidade e o desejo de aproveitar as coisas boas da vida.
Mas como acertar na elaboração de um bar ou adega que dialogue com a proposta decorativa do projeto? Para a profissional, um erro frequente é destinar esse local em um ponto com grande incidência de sol. “É fundamental essa observância, pois as bebidas pedem uma climatização para o conteúdo não ficar comprometido“, detalha a profissional sobre um dos primeiros critérios avaliados por ela.
Confira mais dicas e inspirações de projetos assinados pela arquiteta Daniela Funari: