Brasilienses ampliam transações com inteligência artificial em quase 800% nos cinco primeiros meses de 2023, aponta estudo do Itaú Unibanco

Levantamento compara transações realizadas em tecnologias pagas nos cinco primeiros meses deste ano com igual período de 2022

 

Os brasilienses estão entre os que têm se destacado no uso de inteligência artificial no país, com a expansão dos gastos com ferramentas pagas que utilizam a tecnologia. Segundo levantamento do Itaú Unibanco feito com base nas compras realizadas com cartões do banco entre janeiro e maio deste ano, a quantidade transacionada em empresas que oferecem os recursos saltou 799% no Distrito Federal, enquanto os gastos expandiram 1372%, na comparação com o mesmo período de 2022.

 

A geração Y (28 a 42 anos) é a principal consumidora da tecnologia, representando 53% do share na quantidade transacionada, seguida da X (43 a 57 anos), com 33% do share. Os homens são os que mais se destacam no uso, com 81% das transações, e ticket médio de R$ 97.

 

As principais profissões que mais gastam com plataformas de inteligência artificial no estado são analistas de sistemas (8% das transações), advogados (4%), servidores públicos (3%) e engenheiros (3%), sendo que as empresas de inteligência artificial mais utilizadas são, na ordem, OpenAI, GitHub, Notion e Fliki.

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