Beerud Stheth debate o poder da IA generativa em evento do setor em São Paulo

Beerud Sheth - Co-fundador e CEO
  • CEO da Gupshup.io participa do Super Bots Experience e explica por que a sua plataforma de comércio conversacional é considerada a maior do mundo

 

 Quando o assunto é mercado de chatbots, voice bots, assistentes virtuais e inteligência artificial, o CEO da Gupshup.io, a maior plataforma de comércio conversacional global de origem indiana, Beerud Sheth, é uma referência. Por isso ele participa do painel de abertura do Super Bots Experience, importante seminário brasileiro focado no tema, marcado para os dias 1 e 2 de agosto, no WTC Events Center, em São Paulo.

Ao lado de diversos players e executivos C-Level do setor de chatbots, Beerud vai falar sobre “IA generativa e a disrupção do mercado de bots”. Para ele, o componente obtido através dessa tecnologia pode ser incluído em qualquer tipo de jornada, tornando a experiência do cliente a mais exclusiva possível. “Posso afirmar que a Gupshup está no espaço da IA há algum tempo. No entanto, a IA generativa é algo novo e deve ter um impacto enorme no envolvimento do cliente. Por isso, a tecnologia tem um potencial significativo para elevar a experiência do cliente em todo o funil do consumidor”, explica ele, acrescentando que, em janeiro deste ano, apenas alguns meses após o lançamento do Chat-GPT, a Gupshup.io estava entre as primeiras empresas em todo o mundo a lançar uma ferramenta de criação de bots – o Auto Bot Builder, baseado no GPT-3.

 

“Com a tecnologia de ponta do GPT-3 e a experiência de domínio da Gupshup.io e o ajuste fino do modelo, as empresas podem incorporar os mais recentes avanços em processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina em suas próprias soluções personalizadas de chatbot. Com a ferramenta Auto Bot Builder, uma marca pode criar instantaneamente um chatbot avançado usando o conteúdo de seu site, documentos, registros de mensagens, catálogos de produtos, banco de dados e outros sistemas corporativos de registro”, explica.

 

E se antes a IA generativa era apenas uma possibilidade, Beerud garante que, hoje, é uma realidade. “Os chatbots generativos baseados em IA agora são parte integrante de todas as nossas ofertas. Temos visto um interesse significativo de nossos clientes, resultando na implantação dessas soluções para várias marcas. Por exemplo, um de nossos clientes, uma seguradora líder na Índia, está usando nossos chatbots baseados em IA generativa para treinar seu vasto exército de consultores de seguros. Os consultores podem fazer perguntas sobre produtos, políticas, etc ao chatbot do WhatsApp e o bot responde com respostas precisas, tornando-se quase como um tutor no bolso”, observa.

 

Desafios existem: Beerud explica como minimizar erros ao usar a IA generativa e por que a tecnologia começa a ficar mais barata

 

No entanto, Beerud alerta para o fato de que desafios existem, principalmente por se tratar de uma tecnologia ainda considerada nova. “Para minimizar riscos, precisamos treinar a IA em alta qualidade de dados e monitorar regularmente a saída quanto à precisão e viés. A precisão é uma das principais preocupações com a IA generativa, pois esses modelos são treinados em grandes conjuntos de dados de texto e código. Informações imprecisas ou enganosas afastam os usuários e criam uma sensação geral de hostilidade em relação à tecnologia. Já o outro problema relacionado é o viés, que se reflete no viés dos dados nos quais eles são treinados”, detalha.

 

Outro ponto que também deve ser levado em conta é que trata-se de uma tecnologia que não é tão cara como antes. Sheth destaca que, embora tecnologias de ponta, como bots, podem inicialmente ser percebidas como investimentos caros para as empresas, existem alternativas para se obter um melhor custo-benefício.

 

“Gostaria de lançar alguma luz sobre as perspectivas atuais e futuras do modelo de negócios e precificação de projetos de bot com sua adoção. Nos últimos meses, testemunhamos inovações notáveis em modelos de linguagem de código aberto (LLMs), resultando em modelos mais compactos e rápidos. A tendência está se movendo em direção a modelos especializados que se destacam em domínios específicos e funcionam excepcionalmente bem para um grupo menor de tarefas corporativas. Como consequência, o custo de executar esses modelos em escala está diminuindo gradualmente, tornando-os mais econômicos ao longo do tempo”, diz.

 

Ele continua: “Além disso, o custo de treinamento e personalização desses LLMs também está se tornando mais acessível. Com os avanços contínuos na tecnologia e o aumento da concorrência no mercado de APIs de IA, os provedores estão trabalhando consistentemente para reduzir custos. Por exemplo, a OpenAI reduziu significativamente o preço de sua API em 10 vezes, em apenas seis meses, e outros grandes players seguiram o exemplo.”

 

Logo, Beerud complementa, afirmando que, “por meio de inovação contínua, concorrência saudável e adoção generalizada, o custo geral da integração de IA em projetos de bot continuará diminuindo significativamente. À medida que o setor evolui, essas reduções de custos serão refletidas em nossos preços, tornando as soluções de bot com tecnologia de IA mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos”.

 

E, para finalizar, o CEO da Gupshup diz que o compromisso da sua empresa é garantir que seus clientes tenham acesso a tecnologias de IA de ponta sem gastar muito, capacitando-os a oferecer experiências excepcionais e impulsionar o crescimento dos negócios. “Continuamos dedicados a apoiar nossos clientes em sua jornada de transformação digital e a abraçar o futuro empolgante dos bots com tecnologia de IA”, conclui.

 

Sobre a Gupshup.io
Gupshup.io é a principal plataforma de interação conversacional para automação de marketing, comércio e suporte. As soluções de automação da Gupshup permitem que mais de 45.000 marcas na Índia, América Latina, Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos ofereçam uma melhor experiência ao cliente e aumentem a receita enquanto economizam custos. Citibank, AkzoNobel, Khan Academy, Unilever, MPL, Netflix, Flipkart e Ola são alguns de seus principais clientes. Com uma única API de mensagens para mais de 30 canais em voz, texto e bate-papo, a plataforma de engajamento conversacional alimenta mais de 10 bilhões de mensagens por mês. Avaliada em US$ 1,4 bilhão, a empresa tem investidores importantes como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC e outros em sua tabela de capitalização.

Outras informações em gupshup.io.

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