Balaio Junino nas Escolas se apresenta em Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr Do Sol

Projeto fortalece expressão cultural e mantém viva a identidade dos festejos juninos

O Balaio Junino nas Escolas realiza, até 03 de junho, apresentações de Quadrilhas Juninas em colégios de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol. O projeto é desenvolvido por Elaine Araújo, arte-educadora que atua no movimento Junino do Distrito Federal a mais de uma década, e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Além da realização das apresentações dos grupos juninos, serão abordados temas como a história do movimento junino no Brasil, os tipos de indumentária, tipos de coreografia, inclusive com a explicação da diferença entre os vários tipos de danças que são inseridas nas apresentações dos grupos, como: Xaxado, Maracatu, Frevo, Coco, Baião, Forró e danças de roda como a Ciranda e a Arriuna, uma marca registrada das Quadrilhas do DF.

A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 21 de maio, na Escola Técnica de Ceilândia, com a Quadrilha Formiga da Roça. A apresentação foi em homenagem aos 40 anos da Escola Técnica, que contou ainda com shows de Rock, Hip Hop e capoeira, além de comidas típicas e exposições dos estudantes do centro técnico.

A proponente Elaine Araújo ressalta a importância do projeto: “Incluir alunos e aproximar a comunidade escolar das atividades das quadrilhas são fundamentais para o fortalecimento dos valores que carregamos. A cultura das quadrilhas é diversa e multifacetada, assim como as escolas”.

Celeiro das Quadrilhas do DF

A Macrorregião formada pelas cidades de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, é uma das regiões que mais possui grupos de quadrilhas juninas do DF (dados obtidos pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno – LINQDFE).

A cultura junina nessa região é intensa e movimenta uma longa cadeia econômica e cultural. Para as apresentações que são realizadas no período compreendido entre maio e agosto, são feitos ensaios desde o início do ano, muitas vezes em quadras esportivas ou nos pátios das escolas.

Em mais um movimento de aproximação com a comunidade, o projeto contará com as seguintes apresentações:

 

Serviço: Balaio Junino nas Escolas se apresenta em Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr Do Sol.

Gratuito.

Dia 03 de junho, às 21h30 – Centro Educacional 06 de Ceilândia

Quadrilha Formiga da Roça 

Fundada em 08 de Julho de 1996, a Quadrilha Junina Formiga da Roça tem o objetivo, de alegrar, encantar e emocionar o público, mostrando o que há de mais belo na nossa rica cultura popular nordestina.

Serviço:  Balaio Junino nas Escolas se apresenta em Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr Do Sol

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui